PALEOPALINOLOGIA NOS DEPÓSITOS DE TRANSBORDAMENTO DO RIO TIBAGI, NA FOLHA DE PONTA GROSSA, ESTADO DO PARANÁ
Resumen
Este trabalho foi elaborado com base na análise de pólens coletados em sedimentos cenozóicos nos depósitos de transbordamento do Rio Tibagi, na Folha de Ponta Grossa, Estado do Paraná, a partir de amostragem obtida por meio de furos executados com trado, dragas e, também, de afloramentos.
O estudo integrado polem/sedimento possibilitou a melhor compreensão da evolução da geomorfologia regional, através da reconstrução dos paleoambientes que se sucederam nessa seqüência deposicional.
Apresenta-se uma tabela mostrando o perfil dos pólens e um gráfico de correlação litológica entre os furos efetuados.
A ocorrência de formas pertencentes ao gênero Concentricystes e algas foi de relevante importância nos aspectos paleoecológicos e paleogeográficos. Uma visão geral das condições paleoclimáticas da área é apresentada neste trabalho.
Descargas
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.