ANÁLISE DA VARIABILIDADE E TENDÊNCIA DAS CHUVAS E A DESCRIÇÃO DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA NA BACIA DO RIO PIRAPÓ-PR

  • João Lima Sant'Anna Neto Unesp
  • Lays Regina Andriucci
  • Maria Eugênia Moreira Costa Ferreira

Resumen

Este artigo analisa a variabilidade pluvial na bacia do rio Pirapó-PR c descreve a sua relação com a exploração agrícola da região. Para isso, foram utilizados dados de 13 postos pluviométricos mantidos pelo IAPAR do período de 1976 a 19%, bem como dados da agricultura fornecidos pelo IBGE. Assim, pôde-se realizar análises estatísticas, construção de cartogramas e análise dos trimestres secos e chuvosos. Constatou-se, portanto, uma alta variabilidade pluvial, sendo que elementos a serem considerados ao se fazer um planejamento agrícola, como a topografia c a diversidade pluviométrica, não foram considerados na implantação dos diversos produtos na área.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

João Lima Sant'Anna Neto, Unesp
Professor Titular em Climatologia do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP)
Publicado
2011-02-02
Cómo citar
SANT’ANNA NETO, J. L.; ANDRIUCCI, L. R.; FERREIRA, M. E. M. C. ANÁLISE DA VARIABILIDADE E TENDÊNCIA DAS CHUVAS E A DESCRIÇÃO DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA NA BACIA DO RIO PIRAPÓ-PR. Boletim de Geografia, v. 20, n. 2, p. 41-58, 2 feb. 2011.
Sección
Artigos científicos