<b>A influência da cultura do povo ucraniano no processo de colonização do município de Roncador – PR</b> - doi: 10.4025/bolgeogr.v30i1.12473
Resumen
O presente ensaio visa apresentar um resgate histórico do processo de colonização do município de Roncador-PR, bem como verificar a contribuição dos colonos de descendência ucraniana no decurso do referido processo. Salientamos que o recorte temporal estabelecido para esta investigação compreende desde o início da década de 1920 até a década de 1970. Neste trabalho, refletimos sobre a atuação dos colonos de descendência ucraniana durante o processo de ocupação da área em que a pesquisa esteve centrada. Todavia, diante dos poucos registros documentais que abordam a história da ocupação deste município procuramos fazer uso de uma metodologia que preenchesse essa lacuna existente. Assim sendo, decidimos trabalhar com as fontes orais, por meio da história oral, o que nos possibilitou buscar as informações que necessitávamos direto na fonte, através da fala dos próprios colonos da região que vivenciaram o processo ou que de alguma maneira estiveram envolvidos na colonização da área em estudo. Considerando que os colonos ucranianos e seus descendentes participaram diretamente do processo de colonização da área pesquisada, contribuíram, sobremaneira para a formação de uma cultura local. Estes colonos, após a sua chegada, mantiveram-se unidos em colônias deixando impressos neste espaço geográfico as marcas de uma cultura milenar.
Descargas
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.