<b>Mapeamento e tipologia dos conflitos pela gestão e controle das águas no Estado da Paraíba</b> - doi: 10.4025/bolgeogr.v30i2.14962
Resumen
Desde os primeiros estudos realizados pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Água e Território – GEPAT/UFPB observou-se que os conflitos em torno da água na Paraíba eram inúmeros e de natureza variada. Foram identificados conflitos institucionais entre prefeituras e o governo estadual pelo direito de prestar o serviço de abastecimento de água e saneamento. Porém o mais comum são os conflitos com irrigantes, que buscam o direito de utilizar as águas de açudes para irrigação, em oposição ao Estado, através da Companhia de Águas e Esgoto da Paraíba - CAGEPA, que em situações de estiagem proíbe esse uso, para evitar o racionamento dos sistemas de abastecimento público, quando a capacidade dos reservatórios está comprometida. O objetivo desse artigo é analisar alguns desses conflitos e enumerar tantos outros já identificados no Estado.
Descargas
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.