<b>Construção de um índice de estado do meio ambiente para os municípios da região da bacia hidrográfica do rio Apodi-Mossoró, RN</b> - doi: 10.4025/bolgeogr.v30i1.15304

  • Rodrigo Guimarães de Carvalho Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Fátima Maria Soares Kelting Universidade Federal do Ceará Departamento de Geografia

Resumen

O presente artigo trata da construção de um índice de estado do meio ambiente para os 51 municípios pertencentes à bacia hidrográfica do rio Apodi-Mossoró (BHRAM), Estado do Rio Grande do Norte. A estruturação do índice parte da análise conjunta de dois tipos de informações: a capacidade de suporte dos sistemas ambientais e o desmatamento até o ano de 2008, segundo dados do monitoramento do bioma caatinga (MMA, 2010). O índice possui duas classes qualitativas (Insustentabilidade/Sustentabilidade) e quatro níveis de intensidade para cada classe. A aplicação do índice permitiu uma visão ampla das condições ambientais nos municípios. O estudo aponta que 12 municípios estão na classe de Insustentabilidade, sendo necessária a adoção de medidas emergenciais de controle do desmatamento por parte do poder público.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Rodrigo Guimarães de Carvalho, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Professor do Departamento de Gestão Ambiental - UERN. Doutor em Geografia - UFC.
Fátima Maria Soares Kelting, Universidade Federal do Ceará Departamento de Geografia
Professora do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFC. Pós Doutora em Geografia.
Publicado
2012-06-21
Cómo citar
CARVALHO, R. G. DE; KELTING, F. M. S. <b>Construção de um índice de estado do meio ambiente para os municípios da região da bacia hidrográfica do rio Apodi-Mossoró, RN</b&gt; - doi: 10.4025/bolgeogr.v30i1.15304. Boletim de Geografia, v. 30, n. 1, p. 31-43, 21 jun. 2012.
Sección
Artigos científicos