<b>Diferenciação socioespacial em pequenas cidades: o caso da cidade de Farol (PR)</b> - doi: 10.4025/bolgeogr.v30i3.16018

  • Franciele Miranda Ferreira Dias Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná
  • Diana Aparecida de Lima Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão, Campo Mourão, Paraná

Resumen

Observam-se nas cidades, de forma geral, as diferenças sociais manifestadas na apropriação e produção social do espaço, processos frequentemente observados em cidades grandes e médias. Nesse artigo analisa-se a partir da escala local, o caso da pequena cidade paranaense Farol e suas diferenças sociais, sendo esse um processo social inerente ao sistema capitalista de produção. Foram considerados indicadores sociais disponíveis e outros elementos que permitem apreender essa diferenciação por meio da paisagem, como por exemplo, a arborização local, pavimentação asfáltica que ocorrem com maior intensidade em áreas habitadas por população de maior renda. Além da paisagem que expõe a diferença social, considerou-se ainda a morfologia urbana de Farol, analisando-se para isso, o Plano Diretor da cidade. Adicionalmente, os dados obtidos através do IBGE e de entrevistas com o poder público da cidade, corroboraram a nítida diferença social manifestada na cidade e a consequente segregação residencial. Torna-se autêntica a manifestação da diferença social caracterizada por uma segregação residencial mesmo em uma pequena cidade tal como Farol.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Franciele Miranda Ferreira Dias, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná
Área Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia.
Diana Aparecida de Lima, Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão, Campo Mourão, Paraná
Graduada e Licenciada em Geografia pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão
Publicado
2012-08-22
Cómo citar
DIAS, F. M. F.; LIMA, D. A. DE. <b>Diferenciação socioespacial em pequenas cidades: o caso da cidade de Farol (PR)</b&gt; - doi: 10.4025/bolgeogr.v30i3.16018. Boletim de Geografia, v. 30, n. 3, p. 127-139, 22 ago. 2012.
Sección
Artigos científicos