A CONDOMINIZAÇÃO DO TERRITÓRIO: MUROS E GRADES EM CHÃO TRÊS-LAGOENSE

  • Thiago Rocco dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Julio Cezar Ribeiro UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL, CAMPUS DE TRÊS LAGOAS

Resumen

Sob um modo de produção desigual, a produção do espaço é um fenômeno classista propositalmente excludente. Os regentes urbanos, aliados aos planejadores estatais, criam marcas na paisagem que revelam a divisão da cidade em pedaços heterogêneos, munidos de mais ou menos equipamentos e serviços segundo a clientela socioeconômica a que se destinam. A industrialização acelerada que recai em alguns municípios brasileiros – basicamente o de Três Lagoas/MS – intensifica o apinhamento populacional, a migração, a extensão da malha urbana e o adensamento seletivo de serviços e objetos, de maneira tão apressada que o chão municipal aparenta epidermicamente estar destroçado, quando, na verdade, representa fielmente a processos desigualmente combinados, comprometidos com o geopoder classista. O pulsar do grande capital industrial atrai gentes e interesses, fazendo proliferar, como consequência da essência metabólica do sistema, a repulsa pelos interesses da maioria, expulsos tanto do centro citadino como do centro da atenção pública. Os abastados, por outro lado, além de terras e isenções às atividades econômicas industriais, recebem estímulos e autorização para habitar redutos urbanos privados, que reforçam, como um ciclo vicioso, a supremacia do privado sobre o público, ratificando a vitória do economicismo sobre o social.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Julio Cezar Ribeiro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL, CAMPUS DE TRÊS LAGOAS
PROF. DR. DE GEOGRAFIA NA UFMS/TRÊS LAGOAS. GRADUADO E MESTRE PELA UNESP/PRESIDENTE PRUDENTE, SOB ORIENTAÇÃO DE ANTONIO THOMAZ JR. DOUTOR PELA UFF/NITERÓI, SOB ORIENTAÇÃO DE RUY MOREIRA. MEMBRO DO CEGET (CENTRO DE ESTUDOS DE GEOGRAFIA DO TRABALHO)/UNESP E DO CERES (CENTRO DE ESTUDOS REGIONAIS E SOCIOAMBIENTAIS)/UFMS.
Publicado
2013-12-20
Cómo citar
SANTOS, T. R. DOS; RIBEIRO, J. C. A CONDOMINIZAÇÃO DO TERRITÓRIO: MUROS E GRADES EM CHÃO TRÊS-LAGOENSE. Boletim de Geografia, v. 31, n. 3, p. 67-80, 20 dic. 2013.
Sección
Artigos científicos