A TRANSDISCIPLINARIDADE DA CIÊNCIA DE ALEXANDER VON HUMBOLDT (1769-1859): INTERSECÇÕES JUNTO AOS DEBATES CONTEMPORÂNEOS SOBRE O CONHECIMENTO

  • João Vitor Gobis Verges Fundação Municipal de Ensino superior de Bragança Paulista
  • Fabrício Pedroso Bauab UNIOESTE/FB

Resumen

A partir das bases da epistemologia em Geografia, busca-se com este artigo vincular as construções científicas de Alexander von Humboldt (1769-1859) aos debates contemporâneos sobre o conhecimento transdisciplinar. Neste sentido, propõe-se entender que as formulações humboldtianas, conectando espírito humano e empiria, fundamentam-se enquanto bases profícuas e como exemplo concreto de uma ciência superadora da fragmentação disciplinar. Para isso, a partir da revisão bibliográfica, expõe-se a construção da diferenciação da realidade em qualidades primárias e secundárias nos interstícios do advento da Modernidade, as caracterizações gerais do Romantismo alemão e a ciência humboldtiana como síntese entre empirismo e espírito humano, corroborando com as “novas” perspectivas transdisciplinares.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

João Vitor Gobis Verges, Fundação Municipal de Ensino superior de Bragança Paulista
Graduado em Geografia pela FCT/UNESP - Presidente Prudente - SP. Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - Campus Francisco Beltrão, sendo o projeto financiado pela CAPES durante o período de 2011. Atua como docente em nível superior pela Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista - Faculdade de Ciências e Letras - FESB. Leciona Geografia na educação básica nos municípios de Jarinu-SP e Valinhos-SP. Possui experiência nas áreas de Ensino de Geografia, História e Epistemologia da Geografia e Educação Ambiental.
Publicado
2016-03-24
Cómo citar
VERGES, J. V. G.; BAUAB, F. P. A TRANSDISCIPLINARIDADE DA CIÊNCIA DE ALEXANDER VON HUMBOLDT (1769-1859): INTERSECÇÕES JUNTO AOS DEBATES CONTEMPORÂNEOS SOBRE O CONHECIMENTO. Boletim de Geografia, v. 33, n. 3, p. 17-30, 24 mar. 2016.
Sección
Artigos científicos