A TRANSDISCIPLINARIDADE DA CIÊNCIA DE ALEXANDER VON HUMBOLDT (1769-1859): INTERSECÇÕES JUNTO AOS DEBATES CONTEMPORÂNEOS SOBRE O CONHECIMENTO

  • João Vitor Gobis Verges Fundação Municipal de Ensino superior de Bragança Paulista
  • Fabrício Pedroso Bauab UNIOESTE/FB
Palavras-chave: Epistemologia da Geografia. Transdicisplinaridade. Natureza. Ciência.

Resumo

A partir das bases da epistemologia em Geografia, busca-se com este artigo vincular as construções científicas de Alexander von Humboldt (1769-1859) aos debates contemporâneos sobre o conhecimento transdisciplinar. Neste sentido, propõe-se entender que as formulações humboldtianas, conectando espírito humano e empiria, fundamentam-se enquanto bases profícuas e como exemplo concreto de uma ciência superadora da fragmentação disciplinar. Para isso, a partir da revisão bibliográfica, expõe-se a construção da diferenciação da realidade em qualidades primárias e secundárias nos interstícios do advento da Modernidade, as caracterizações gerais do Romantismo alemão e a ciência humboldtiana como síntese entre empirismo e espírito humano, corroborando com as “novas” perspectivas transdisciplinares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Vitor Gobis Verges, Fundação Municipal de Ensino superior de Bragança Paulista
Graduado em Geografia pela FCT/UNESP - Presidente Prudente - SP. Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - Campus Francisco Beltrão, sendo o projeto financiado pela CAPES durante o período de 2011. Atua como docente em nível superior pela Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista - Faculdade de Ciências e Letras - FESB. Leciona Geografia na educação básica nos municípios de Jarinu-SP e Valinhos-SP. Possui experiência nas áreas de Ensino de Geografia, História e Epistemologia da Geografia e Educação Ambiental.
Publicado
2016-03-24
Como Citar
VERGES, J. V. G.; BAUAB, F. P. A TRANSDISCIPLINARIDADE DA CIÊNCIA DE ALEXANDER VON HUMBOLDT (1769-1859): INTERSECÇÕES JUNTO AOS DEBATES CONTEMPORÂNEOS SOBRE O CONHECIMENTO. Boletim de Geografia, v. 33, n. 3, p. 17-30, 24 mar. 2016.
Seção
Artigos científicos