ANÁLISE DA EVOLUÇÃO ESPAÇOTEMPORAL (1958 - 2012) DOS SISTEMAS AMBIENTAIS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO GUARIBAS, NORDESTE DO BRASIL
Resumen
A bacia hidrográfica do rio Guaribas localizada nos munícipios de São Gonçalo do Amarante e Caucaia, Ceará, apresenta uma paisagem composta pelos seguintes sistemas ambientais: campos de dunas fixas e móveis, recursos hídricos como planícies fluviais, fluviomarinhas e lacustres, além dos tabuleiros litorâneos. Neste contexto, pretende-se apresentar as alterações espaçotemporais do uso do solo nos sistemas ambientais da bacia hidrográfica ocorridas entre os anos de 1958 a 2012, levando-se em consideração as seguintes categorias: vegetação conservada, ocupação por residências urbanas e ocupação por empreendimentos industriais. Para tanto, fez-se necessário à integração de processamento de dados de sensoriamento remoto e a manipulação de dados espaciais, representando as principais transformações da paisagem. Os resultados apontaram que: i) no campo de dunas fixas houve uma diminuição quantitativa da vegetação, sendo possível destacar o aumento na ocupação urbana e industrial, ii) o campo de dunas móveis mostra aumento da ocupação por residências urbanas, iii) houve um aumento na ocupação das bordas dos recursos hídricos, por residências e instalações industriais, e iv) nos tabuleiros litorâneos, é possível verificar a redução da vegetação, ocasionada pela ocupação crescente de residências urbanas e construções industriais.
Descargas
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.