AS TRANSFORMAÇÕES RESULTANTES DA CADEIA PRODUTIVA DO LEITE EM ITUIUTABA/MG: O PRODUTOR LEITEIRO EM FOCO
Resumen
Nessa investigação foi analisada o desenvolvimento da cadeia produtiva do leite no município de Ituiutaba/MG, buscando compreender a realidade vivenciada pelo produtor leiteiro, suas perspectivas e os entraves na atualidade. Foi possível conhecer as fases de evolução da pecuária leiteira no município, averiguar a importância das agroindústrias leiteiras instaladas nessa unidade territorial para o crescimento dessa atividade a partir da década de 1970, verificar a atuação das indústrias no amparo e assistência aos produtores leiteiros, bem como, compreender o processo de organização/reorganização socioespacial de Ituiutaba, resultante desta cadeia produtiva. Metodologicamente, este trabalho foi estruturado em etapas. Na primeira fase fez-se a pesquisa bibliográfica, fortalecendo a matriz teórica e metodológica. Posteriormente, coletou-se dados secundários no site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na terceira etapa, realizou-se o trabalho de campo, nesse foi efetivado o total de 64 entrevistas com os produtores leiteiros desta unidade territorial, além disso, fez-se entrevistas aos órgãos de fomento, assistência e extensão rural, como a Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural – EMATER, Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Ituiutaba, Sindicato dos Produtores Rurais de Ituiutaba - SIPRI, Sindicato do Trabalhador Rural de Ituiutaba e às 3 processadoras de leite bovino presentes nesta unidade territorial. Identificando as transformações resultantes da pecuária leiteira no município, bem como, a atuação e a realidade vivida pelos produtores enfocados.
Descargas
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.