AS TRANSFORMAÇÕES RESULTANTES DA CADEIA PRODUTIVA DO LEITE EM ITUIUTABA/MG: O PRODUTOR LEITEIRO EM FOCO

  • Thales Silveira Souto Universidade Federal de Santa Maria – UFSM
  • Meri Lourdes Bezzi Universidade Federal de Santa Maria – UFSM
Palavras-chave: Agroindústria leiteira. Produtor leiteiro. Transformações. Ituiutaba/MG.

Resumo

Nessa investigação foi analisada o desenvolvimento da cadeia produtiva do leite no município de Ituiutaba/MG, buscando compreender a realidade vivenciada pelo produtor leiteiro, suas perspectivas e os entraves na atualidade. Foi possível conhecer as fases de evolução da pecuária leiteira no município, averiguar a importância das agroindústrias leiteiras instaladas nessa unidade territorial para o crescimento dessa atividade a partir da década de 1970, verificar a atuação das indústrias no amparo e assistência aos produtores leiteiros, bem como, compreender o processo de organização/reorganização socioespacial de Ituiutaba, resultante desta cadeia produtiva. Metodologicamente, este trabalho foi estruturado em etapas. Na primeira fase fez-se a pesquisa bibliográfica, fortalecendo a matriz teórica e metodológica. Posteriormente, coletou-se dados secundários no site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na terceira etapa, realizou-se o trabalho de campo, nesse foi efetivado o total de 64 entrevistas com os produtores leiteiros desta unidade territorial, além disso, fez-se entrevistas aos órgãos de fomento, assistência e extensão rural, como a Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural – EMATER, Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Ituiutaba, Sindicato dos Produtores Rurais de Ituiutaba - SIPRI, Sindicato do Trabalhador Rural de Ituiutaba e às 3 processadoras de leite bovino presentes nesta unidade territorial. Identificando as transformações resultantes da pecuária leiteira no município, bem como, a atuação e a realidade vivida pelos produtores enfocados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thales Silveira Souto, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM
Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia/Universidade Federal de Santa Maria. Graduação em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) na Universidade Federal de Uberlândia/Faculdade de Ciências Integradas do Pontal. Atualmente é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia e Geociências na Universidade Federal de Santa Maria.
Meri Lourdes Bezzi, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM
Possui Graduação em Estudos Sociais pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras/ Imaculada Conceição - FIC- Santa Maria (1981); Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (1982); Graduação em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (1983); Mestre em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Rio Claro (1986) e Doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Rio Claro (1997). Atualmente é professora Titular no Departamento de Geociências, atuando nos Cursos de Graduação em Geografia Bacharelado e Geografia Licenciatura Plena e no Programa de Pós - graduação em Geografia da UFSM orientado mestrado e doutorado. Coordena o Núcleo de Estudos Regionais e Agrários, NERA - UFSM. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana e Regional, atuando principalmente nos seguintes linhas: Organização do Espaço, Região e Regionalização, Geografia Cultural, Desenvolvimento local/regional, Geografia Agrária, Objetos de Aprendizagem.
Publicado
2018-06-15
Como Citar
SOUTO, T. S.; BEZZI, M. L. AS TRANSFORMAÇÕES RESULTANTES DA CADEIA PRODUTIVA DO LEITE EM ITUIUTABA/MG: O PRODUTOR LEITEIRO EM FOCO. Boletim de Geografia, v. 36, n. 1, p. 76-91, 15 jun. 2018.
Seção
Artigos científicos