As casas tradicionais de madeira e a produção do espaço em Curitiba-PR (2001-2023)
Resumen
A proposta deste estudo é compreender a transformação do espaço urbano de Curitiba-PR, com ênfase nas casas de arquitetura tradicional em madeira. O Código de Posturas de 1919, instrumento legislativo que definiu as normas de uso do solo na cidade, contribuiu para a produção de uma paisagem moldada pela segregação, na qual as casas de madeira integraram um âmbito de exclusão devido ao material construtivo. A partir de amostragens, foi possível constatar que nas últimas décadas, a produção do espaço urbano em Curitiba atrelou-se a uma lógica mercantil e especulativa, evidenciada nos vazios urbanos, isto é, terrenos subutilizados que substituem, paulatinamente, as casas tradicionais. Neste sentido, embasando-se no método regressivo-progressivo proposto por Henri Lefebvre — que preconiza o regresso a condições pretéritas como ferramenta capaz de proporcionar a decodificação de configurações materiais impressas no espaço geográfico do presente — este trabalho busca compreender, a partir das casas tradicionais, a transformação da paisagem urbana de Curitiba entre 2001-2023.
Descargas
Derechos de autor 2024 Boletim de Geografia

Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento 4.0.
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.