Novos lugares de residência permanente em uma cidade média. O clube de campo “La Cuesta del Sur”
Palabras clave:
Território, Cidades médias, Suburbanização privada, Habitat, Clube de Campo.
Resumen
A reestruturação dos espaços urbanos e particularmente o das áreas metropolitanas é promovida pelas novas lógicas econômicas impostas pela globalização nas útltimas décadas. Nos países latinoamericanos e na Argentina, a implementação de políticas de caráter neoliberal, baseadas na retração institucional do Estado e do avanço da gestão privada, conduziu à polarização da estrutura espacial e social, mudanças drásticas na composição das classes sociais, um maior protagonismo dos setores privado na gestão da cidade e modificações na organização do habitat, os costumes, os consumos culturais e a vida social, que se materializaram no território. Nossa análise está focada nas mudanças espaciais e sociais operados em uma cidade média e a eleição de uma residência permanente em um espaço rural: o Clube de Campo “La Cuesta del Sur”. A percepção do ambiente, o modo de habitar, a reprodução de padrões urbanos no espaço rural e os novos vínculos e sociabilidades que se estabelecem entre seus habitantes e os da cidade aberta, são espressados através da voz dos residentes. A partir dos depoimentos, se concluiu que, em sua maioria, ater a valores materiais vinculados à qualidade de vida e ao contato com a natureza e o ecológico, elementos significativos da ruralidade ansiavam um passado rural, mais do que a necessidade de diferenciar-se do resto dos habitantes da cidade.Descargas
La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
2012-10-08
Cómo citar
DILLON, B. S.; COSSIO, B. E.; LAUSIRICA, C. L.; POMBO, D.; FILOMIA, M. L. Novos lugares de residência permanente em uma cidade média. O clube de campo “La Cuesta del Sur”. Boletim de Geografia, v. 31, n. 1, p. 3-17, 8 oct. 2012.
Número
Sección
Artigos científicos
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.






