<b>O silêncio das araucárias: memória e esquecimento da natureza em um grupo de moradores da microbacia hidrográfica do Rio do Campo</b> - doi: 10.4025/bolgeogr.v28i2.10370
Résumé
Através da história de vida de um grupo de moradores da microbacia hidrográfica do rio do Campo, obtida por meio de entrevistas em que se utilizaram as técnicas da história oral, esta pesquisa analisou a relação deste grupo de moradores com a natureza, e teve como foco principal as tensões entre lembrança e esquecimento da natureza como um reflexo das relações que os homens estabelecem entre si, e em um sentido mais amplo, o esquecimento-da-natureza como esquecimento-de-si; por outro lado, a pesquisa apontou as mudanças na sensibilidade dos moradores da microbacia com relação à natureza. Na análise das entrevistas verificou-se que, entre as décadas de 1980 e 1990, ocorreu uma reorientação na sensibilidade dos entrevistados em suas relações com a natureza, bem como verificou-se o constante conflito que vivem entre preservar e destruirTéléchargements
Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.
Publiée
2010-12-23
Comment citer
PAROLIN, E. S. DE P.; BELLINI, L. M. <b>O silêncio das araucárias: memória e esquecimento da natureza em um grupo de moradores da microbacia hidrográfica do Rio do Campo</b> - doi: 10.4025/bolgeogr.v28i2.10370. Boletim de Geografia, v. 28, n. 2, p. 137-156, 23 déc. 2010.
Numéro
Rubrique
Artigos científicos
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.