A (IN)DETERMINAÇÃO DA NOÇÃO DE MOBILIDADE NAS CIÊNCIAS HUMANAS
Palavras-chave:
mobilidade geográfica, mobilidade do trabalho, mobilidade social, classes sociais, polarização de classe, acumulação capitalista, segregação urbana
Resumo
O objetivo deste artigo é estabelecer uma reflexão sobre a noção de mobilidade nas ciências humanas, mostrando a diversidade de seu uso, a importância do conceito e a necessidade de um maior rigor conceituai para sua aplicação. Para tanto, alguns exemplos são apresentados, que aparecem dos mais variados ramos das ciências humanas, com especial atenção à gênese do conceito na ciência geográfica. É apresentada, também com detalhe, a construção do conceito de mobilidade desenvolvida pelo marxismo, a partir das noções de "mobilidade do trabalho" e da crítica à noção de "mobilidade social" desenvolvida pela sociologia, neste caso o conceito de classes sociais e polarização de classes são introduzidos na reflexão. Este artigo tem um caráter mais exploratório, objetivando introduzir a discussão e ilustrando de forma preliminar a questão para o debate científicoDownloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2011-03-25
Como Citar
ROCHA, M. M. A (IN)DETERMINAÇÃO DA NOÇÃO DE MOBILIDADE NAS CIÊNCIAS HUMANAS. Boletim de Geografia, v. 16, n. 1, p. 57-65, 25 mar. 2011.
Edição
Seção
Artigos científicos
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.