<b>Tectônica pós-miocênica e controle estrutural de drenagem no rio Apodi-Mossoró, nordeste do Brasil</b> - doi: 10.4025/bolgeogr.v31i2.18697

  • Rubson Pinheiro Maia Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Francisco Hilário Rego Bezerra Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Natal, Rio Grande do Norte
Palavras-chave: Neotectônica, Geomorfologia, Zonas de falhas, Drenagem

Resumo

No segmento central da Bacia Potiguar, área dissecada pelo rio Apodi-Mossoró, reativação de falhas ocorrem sob o último campo de tensão de idade pós-Miocênica. Essas reativações são expressas na morfologia dos canais fluviais. No baixo curso do rio Apodi-Mossoró, a deformação neotectônica permitiu a identificação de falhas, estruturas de deformação em sedimentos incoesos e anomalias de drenagem associados com os principais sistemas de falhas regionais. As falhas NE-SW e NW-SE deformam a morfologia do canal principal do rio Apodi-Mossoró, que apresenta redução de valores de sinuosidade. Esta redução ocorre, principalmente, nos setores em que o canal principal drena em zonas de falhas neotectônicas. As anomalias de drenagem ocorrem principalmente na forma de desvios de drenagem em ‘cotovelos’ e de segmentos lineares entre segmentos sinuosos. Estas anomalias também influenciam a deposição de sedimentos quaternários.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rubson Pinheiro Maia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Prof. Adjunto do Dept. de Geografia (CERES-UFRN)

Atua na área de Geociencias (Geologia, Geomorfologia e Geoprocessamento)

Francisco Hilário Rego Bezerra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Natal, Rio Grande do Norte
Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1987), mestrado em Geologia pela Universidade de Brasília (1992) e doutorado em Geologia pela Universidade de Londres (1998). Atualmente sou Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atuo na área de Geociências, com ênfase em Neotectônica e Deformação Rúptil. Meus principais interesses são Falhas Sismogênicas, Paleossismicidade, Evolução de falhas, Morfotectônica, Deformação de Depósitos Sedimentares Neogênicos e Quaternários e Paleotensões.
Publicado
2012-11-10
Como Citar
MAIA, R. P.; BEZERRA, F. H. R. <b>Tectônica pós-miocênica e controle estrutural de drenagem no rio Apodi-Mossoró, nordeste do Brasil</b&gt; - doi: 10.4025/bolgeogr.v31i2.18697. Boletim de Geografia, v. 31, n. 2, p. 57-68, 10 nov. 2012.
Seção
Artigos científicos