COMPARTIMENTAÇÃO DAS UNIDADES GEOMORFOLÓGICAS DO MUNICÍPIO DE PORTALEGRE, RIO GRANDE DO NORTE

  • Luiz Tavernard de Souza Neto Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN / Departamento de Gestão Ambiental
  • Alfredo Marcelo Grígio Universidade do Estado do Rio Grande do Norte / Departamento de Gestão Ambiental
  • Rodrigo Guimarães de Carvalho Universidade do Estado do Rio Grande do Norte / Departamento de Gestão Ambiental

Résumé

O presente trabalho teve por objetivo realizar a identificação e a compartimentação das unidades geomorfológicas do município de Portalegre, no estado do Rio Grande do Norte, Brasil. O território do Município abrange uma área aproximada de 110,05 km², o que equivale a cerca de 0,21% do território do estado, e apresenta em seus limites políticos administrativos geográficos algumas características que o diferencia do contexto do semiárido Nordestino. A compartimentação das unidades geomorfológicas foi produto de observações in loco, geração do Modelo Digital de Elevação (MDE), Sensoriamento Remoto e dos procedimentos teórico-metodológicos relativos à classificação das unidades taxonômicas do relevo (ROSS, 1992). O platô de Portalegre tem uma elevação máxima de720 metros de altitude. Apresenta regime pluviométrico bastante acentuado com médias de 1.180,63 mm/ano. Na área de estudo, observa-se na contextualização geomorfológica morfoescultural a presença de superfícies tabulares, áreas de topos aguçados e sistemas de vertentes que modelam a paisagem e estão localizadas em meio a Depressão Sertaneja. O relevo de Portalegre sofre influência da resistência da condição litológica pertinente a formação geológica Serra do Martins e do clima tropical quente e úmido, inserido no domínio morfoclimático da Caatinga. É imperativo destacar a importância do estudo do relevo para formulação de políticas de planejamento ambiental e territorial.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Luiz Tavernard de Souza Neto, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN / Departamento de Gestão Ambiental
Mestre em Ciências Naturais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais - PPGCN/UERN, na linha de pesquisa Diagnóstico e Conservação Ambiental concluído no ano de 2015. Colaborador do Núcleo de Estudos Socioambientais e Territoriais - NESAT/UERN. Graduado em Gestão Ambiental pela Faculdade de Ciências Econômicas - FACEM, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2009). Atualmente é assessor técnico ambiental na Gerência Executiva de Gestão Ambiental da Prefeitura Municipal de Areia Branca/RN, atuando nas seguintes áreas: Monitoramento e Diagnóstico Ambiental, Educação Ambiental, Gerenciamento de Resíduos Sólidos, entre outras.
Alfredo Marcelo Grígio, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte / Departamento de Gestão Ambiental
Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2000), mestrado em Geodinâmica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003) e doutorado em Geodinâmica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008). Atualmente é professor Adjunto II da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Sistema de Informação Geografia e Sensoriamento Remoto, atuando principalmente nos seguintes temas: sistema de informação geográfica, Gestão Ambiental, bacia hidrográfica, sensoriamento remoto, análise multitemporal, diagnósticos ambientias, zoneamento ambiental, recursos Naturais e planejamento ambiental.
Rodrigo Guimarães de Carvalho, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte / Departamento de Gestão Ambiental
Possui Graduação em Geografia (Bacharelado, UECE, 2002), Especialização em Planejamento e Gestão Ambiental (UECE, 2004) , Mestrado em Geologia (UFC, 2007) e Doutorado em Geografia (UFC, 2011). Atua como Professor Adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN junto ao curso de Bacharelado em Gestão Ambiental e ao curso de Mestrado em Ciências Naturais. Desenvolve pesquisa e extensão nas seguintes áreas: estudos socioambientais para a criação e manejo de áreas protegidas, análise de indicadores ambientais, monitoramento microclimático, zoneamento e educação ambiental. É bolsista de produtividade em pesquisa da UERN e Chefe do Departamento de Apoio ao Pesquisador da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Representa a UERN como membro suplente do Comitê de Bacia do Rio Apodi-Mossoró. Coordena projetos de pesquisa e extensão financiados pelo CNPQ e pelo Ministério das Cidades.
Publiée
2016-10-22
Comment citer
SOUZA NETO, L. T. DE; GRÍGIO, A. M.; CARVALHO, R. G. DE. COMPARTIMENTAÇÃO DAS UNIDADES GEOMORFOLÓGICAS DO MUNICÍPIO DE PORTALEGRE, RIO GRANDE DO NORTE. Boletim de Geografia, v. 34, n. 1, p. 23-41, 22 oct. 2016.
Rubrique
Artigos científicos