GEOMORFOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PROPOSTAS CAMINHOS E PRÁTICAS

  • Guilherme Alves de Oliveira Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Eloiza Cristiane Torres Universidade Estadual de Londrina - UEL

Résumé

O presente trabalho busca apresentar meios acerca da transversalidade entre a Geomorfologia como Ciência e a Educação Ambiental como recurso pedagógico elencando aplicações metodológicas e práticas tendo como público alvo os alunos do ensino superior e fundamental. Como artifício de uma proposta que busque a unificação do saber, recorre-se aos meios transdisciplinares como um aparato metodológico que exalte a práxis e o diálogo entre as ciências e, consequentemente a edificação do conhecimento voltado para a aprendizagem atrelado aos conceitos da Educação Ambiental. Utilizando-se de recursos como oficinas e maquetes fora conotada uma extensa gama de aplicações e fundamentação de teorias expressas de maneira funcional e didática conduzindo aos conceitos para fundamentação do saber. A estrutura e realização das propostas pedagógicas aqui apresentadas explicitaram além dos resultados funcionais, a capacitação da estruturação teórica, a práxis e a funcionalidade do conhecimento acerca da Geomorfologia e seus componentes de análise, exacerbando assim a aprendizagem como matriz desta prática educacional.

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Publiée
2016-05-14
Comment citer
OLIVEIRA, G. A. DE; TORRES, E. C. GEOMORFOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PROPOSTAS CAMINHOS E PRÁTICAS. Boletim de Geografia, v. 33, p. 91-105, 14 mai 2016.
Rubrique
Artigos científicos