EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MEIOS DIGITAIS: UMA APROXIMAÇÃO POSSÍVEL
Résumé
A presente pesquisa visa discorrer sobre a importância da Educação Ambiental para o ensino de Geografia e como os meios digitais podem ser aliados importantes neste processo. Realiza-se então um desenvolvimento integrado e dirigido à relevância das aplicações tecnológicas no processo de construção didática, apresentando através de uma perspectiva crítica a produção e os produtos digitais voltados ao ensino de Geografia e Educação ambiental, fomentando as dificuldades e potencialidades do emprego desta metodologia como ferramenta pedagógica. Elenca-se então uma discussão acerca de como os meios digitais possibilitam uma melhor concepção do objeto de estudo, tendo como espectro analítico relações geomorfológicas de erosão por salpicamento e condições topográficas de inundações. Apresenta-se também uma argumentação ante as dificuldades enfrentadas pelo profissional da educação em sua respectiva aproximação com o emprego de meios digitais enquanto proposta educacional. São constituídas também duas fundamentações metodológicas de distintas complexidades utilizando softwares específicos para animação e softwares que compõe o pacote básico das maiorias dos sistemas operacionais de computadores. A centralidade dos debates apresentados fomenta o critério de produção de um material audiovisual capaz de sintetizar um fenômeno e romper o plano abstrato e imaginativo na descrição de um processo dinâmico e procedural. Abalizam-se então meios, métodos e critérios que promovam uma real percepção de dinâmicas ambientais abstratas ou idealizadas por meio de um produto cinestésico com potencialidades pedagógicas e perceptivas que possibilitem a aproximação da Educação Ambiental e os meios digitais.
Téléchargements
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.