A desertificação nas pesquisas de degradação ambiental no semiárido brasileiro: uma revisão sistemática integrativa da literatura
Résumé
A degradação ambiental é um problema oriundo de causas naturais e das ações humanas espoliantes sob a superfície da Terra. Entre as zonas climáticas áridas, semiáridas e subúmidas secas do planeta Terra, pode ocorrer um tipo de degradação ambiental em estado avançado: desertificação. No Brasil, esta pode ocorrer no território semiárido, dada a gravidade do problema e a configuração socioambiental deste espaço, sendo importante os estudos que revelem seu estado de degradação. Nesse sentido, o presente escrito tem por objetivo identificar o tratamento dado à desertificação nas abordagens sobre degradação ambiental no Semiárido brasileiro. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática integrativa da literatura, com base em protocolo de busca amparado na literatura especializada de metodologia científica, critério de análise das teses, dissertações e artigos científicos presentes nas bases Portal de Periódico Capes e Base Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Dessa forma, os dados resultantes da revisão sistemática demonstraram que, embora haja uma diversidade de abordagens, parte significativa dos estudos sobre degradação do semiárido brasileiro estabelece relação direta e indiretamente com a desertificação, à medida que apenas uma minoria focaliza no estudo da desertificação em seus objetivos, o que demonstra a necessidade de estudar a desertificação no semiárido brasileiro.
Téléchargements
Copyright (c) 2023 Boletim de Geografia

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.