Base probabilística para geração de pontos aleatórios e o modelo cosseno
Résumé
Este artigo aborda diferentes técnicas para geração de pontos aleatórios sobre o globo. A longitude (X) e a latitude (Y) são entendidas como variáveis aleatórias contínuas, contidas nos intervalos entre -180° e 180° e entre -90° e 90°. Duas possibilidades são levadas em conta, ambas considerando essas duas variáveis como independentes. A primeira utiliza distribuições uniformes para as duas variáveis (modelo uniforme) e a segunda utiliza uma distribuição uniforme para a longitude e uma distribuição cosseno para a latitude (modelo cosseno). São apresentadas as funções de distribuição de probabilidade para as distribuições marginais de X e Y, e conjuntas - vetor aleatório (X, Y). Também são apresentadas as propriedades de esperança e variância para as distribuições marginais, bem como demonstra-se a independência das distribuições conjuntas. Considerando todo o globo, observou-se que o modelo uniforme tende a gerar uma densidade de pontos por área menor na região equatorial e maior nos polos, enquanto o modelo cosseno tende a gerar uma densidade variável ao redor de uma média constante. Assim, o modelo cosseno corrige um enviesamento causado pela geometria não-euclidiana inerente ao formato terrestre. Uma demonstração realizada para duas áreas no território brasileiro mostrou que, utilizando a distribuição cosseno, a porção sul do Rio Grande do Sul teria 14,73% a menos de chance na geração de pontos, em comparação com a região equatorial. Essa diferença ocorre por conta da variação da extensão dos paralelos ao longo das latitudes.
Téléchargements
Copyright (c) 2024 Boletim de Geografia

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.