<b>Produção e transporte da carga suspensa fluvial: teoria e método para rios de médio porte</b> - doi: 10.4025/bolgeogr.v28i1.8472
Résumé
A análise da carga suspensa transportada pelo rio é muito importante para a compreensão da dinâmica da bacia e do estado de degradação ou preservação em que ela se encontra. O objetivo deste trabalho é apresentar os conceitos e os métodos de análise de carga suspensa de uso corrente por pesquisadores que atuam em rios de médio porte. O fluxo de água inicia-se nas vertentes e, à medida que se dirige ao canal, aumenta gradativamente seu volume e consequentemente a carga suspensa transportada. Uma vez no canal essa carga se mantém em suspensão, com diferentes concentrações, podendo eventualmente depositar-se nas planícies ou ser despejada na drenagem principal do sistema. Nesse trajeto, a carga suspensa é fundamental tanto na morfologia da planície aluvial, como na manutenção ecológica do sistema. Modificações no uso e na ocupação da bacia como alterações na hidrologia (por mudança climática, por exemplo) afetam diretamente a quantidade, qualidade e dinâmica da carga suspensa. Dentro desta perspectiva, este trabalho apresenta os conceitos fundamentais dos processos envolvidos na formação e transporte da carga suspensa, como apresenta os métodos mais comuns de sua análise.Téléchargements
Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.
Publiée
2010-09-27
Comment citer
LELI, I. T.; STEVAUX, J. C.; NÓBREGA, M. T. DA. <b>Produção e transporte da carga suspensa fluvial: teoria e método para rios de médio porte</b> - doi: 10.4025/bolgeogr.v28i1.8472. Boletim de Geografia, v. 28, n. 1, p. 43-58, 27 sept. 2010.
Numéro
Rubrique
Artigos científicos
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.