A PAISAGEM CULTURAL A PARTIR DO ELEMENTO VEGETAL: O CASO DO SÍTIO HISTÓRICO DE OLINDA, PERNAMBUCO, BRASIL

  • Michele dos Anjos de Santana Universidade Federal de Pernambuco, Faculdade de Ciências Humanas - ESUDA
  • Joelmir Marques da Silva Universidade Federal de Pernambuco

Resumen

Este artigo objetiva colocar em discussão a importância do componente vegetal, como elemento fundamental no reconhecimento e caracterização de paisagens culturais. Outro foco é dar publicidade ao fenômeno observado no Bairro de Santa Tereza de Olinda, área pertencente ao Entorno do Polígono de Preservação do Sítio Histórico de Olinda (SHO), Pernambuco, Brasil, onde os quintais expressam a extrema semelhança florística em relação aos quintais das colinas do SHO: um fenômeno que descreve ser os quintais de Santa Tereza, não um tecido separado deste sítio, mas ́parte ́ de um ́todo ́. Desta forma, o SHO passa a expressar as relações patrimoniais que vão além dos limites do objeto edificado, colocando em evidência a relevância que o elemento vegetal pode assumir enquanto objeto da leitura e compreensão de paisagens culturais, visto que o elemento arquitetônico pode conferir limitações no processo de desvelamento da Paisagem. 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Michele dos Anjos de Santana, Universidade Federal de Pernambuco, Faculdade de Ciências Humanas - ESUDA
Arquiteta e Urbanista, MSc em Desenvolvimento Urbano pelo Departamento de Arquitetura e Urbanismo; Professora de Arquitetura e Urbanismo da Favip/DeVry e Faculdade de Ciências Humanas - ESUDA.
Joelmir Marques da Silva, Universidade Federal de Pernambuco
Biólogo, Mestre e Doutorando em Desenvovilmento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Bolsista CAPES; Pesquisador do Laboratório da Paisagem Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Faz parte do Grupo de Pesquisa CNPq Jardins de Burle Marx.
Publicado
2014-09-29
Cómo citar
DE SANTANA, M. DOS A.; SILVA, J. M. DA. A PAISAGEM CULTURAL A PARTIR DO ELEMENTO VEGETAL: O CASO DO SÍTIO HISTÓRICO DE OLINDA, PERNAMBUCO, BRASIL. Boletim de Geografia, v. 32, n. 1, p. 148 - 165, 29 sep. 2014.
Sección
Artigos científicos