O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, com extensão docx (não deve ultrapassar 2 MB).

  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.

  • Apresentar o texto de, no máximo, 12.000 palavras com margens de 3 cm à esquerda e acima e 2 cm à direita e abaixo.

  • O texto emprega itálico para língua estrangeira; com tabelas e ilustrações inseridas no corpo do texto, e não ao final.

  • Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.

  • As citações e referências bibliográficas obedecem às normas da ABNT, e estão em ordem alfabética, contendo somente as obras citadas no texto.

  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista (Assegurando a Avaliação por Pares Cega).

  • O número ORCID é obrigatório para a submissão

Diretrizes para Autores

O Caderno de Administração tem como missão contribuir para o avanço da ciência pela geração e disseminação do conhecimento em Administração e áreas correlatas. Para o Caderno de Administração, serão aceitos somente trabalhos originais que contribuam para o avanço da reflexão e do debate nesse campo de conhecimento. Os trabalhos não devem estar em avaliação em outros veículos de publicação, nacionais ou internacionais.

Os artigos submetidos passarão por uma primeira avaliação pelo editor (desk review), em que serão considerados, dentre outros aspectos, a adequação do artigo ao escopo e foco da revista, o atendimentos às normas para submissão, a contribuição efetiva do trabalho à área, a originalidade das análises e a qualidade dos dados. Nessa etapa, será decidido pela continuidade ou não do processo de avaliação.

Os manuscritos serão verificados com o uso do sistema CrossCheck, para verificação de plágio.

Os artigos encaminhados serão analisados através do sistema duplo-cego de avaliação por pares (double-blind review). Não serão aceitos trabalhos que não estejam de acordo com as "Normas para envio de trabalhos no Caderno de Administração". Após avaliação realizada pelo editor responsável (desk review), se aprovado nessa etapa, o trabalho é enviado para consultores ad-hoc, que pautam a análise pelos critérios expressos no formulário de avaliação. Após avaliação pelos pares, o editor poderá decidir pela publicação, com ou sem correções, ou pela rejeição do trabalho. Ao Corpo Editorial reserva-se o direito de aceitar, sugerir alterações ou recusar os trabalhos encaminhados à publicação.

Para a submissão de artigos, todos os autores precisam estar devidamente cadastrados no sistema, sendo obrigatória a identificação da instituição/afiliação de cada autor. É obrigatório a informação do registro no ORCID no momento da submissão.

Para apresentação dos artigos, deverá ser utilizada a presente convenção, que segue as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT 2023 ou mais recente):

  • O trabalho deverá ser digitado usando-se editor de texto MS-Word 6.0 (ou superior), em página tamanho A4, com margens superior e esquerda iguais a 3,0 cm e as margens inferior e direita iguais a 2,0 cm, não podendo ultrapassar o número total de 12.000 palavras, incluindo quadros, tabelas, figuras, agradecimentos, referências bibliográficas;
  • Na primeira página, deverão constar o título, o resumo e palavras-chave, em português e na versão em inglês. O TÍTULO do trabalho deverá ser conciso, com, no máximo, 20 palavras, e digitado em fonte de tamanho 14, todo em maiúsculas, centralizado e em negrito.  Após o espaçamento de uma linha, os autores deverão incluir o TÍTULO do trabalho em INGLÊS, seguindo as mesmas orientações da versão em português. Para separar o título da palavra “resumo”, deverá haver um espaçamento de duas linhas, em espaço simples; a palavra RESUMO deverá ser digitada em espaçamento simples, com a fonte de 12 pontos, toda em maiúsculas, em negrito e justificado a esquerda. Para separar a palavra RESUMO do texto, deverá haver um espaçamento de uma linha. O resumo deverá ser digitado em parágrafo único, sem recuo, e apresentar os seguintes elementos: objetivo, método, resultados e conclusões, exigindo-se um mínimo de 100 e máximo de 250 palavras.  Após uma linha de separação e antecedidas pela expressão PALAVRAS-CHAVE (em negrito), deverão ser apresentadas as palavras-chave, no máximo de cinco, separadas entre si por ponto. Após duas linhas de separação, os autores deverão apresentar a versão em inglês do resumo (ABSTRACT) e das palavras-chaves (KEYWORDS), os quais deverão seguir as mesmas orientações do resumo e das palavras-chave, respectivamente;
  • Os nomes das autoras e dos autores, bem como qualquer forma de identificação no texto ou no documento, não deverão aparecer devido ao sistema de avaliação blind-review;
  • Após as KEYWORDS, deve-se provocar uma quebra de página para o início do corpo do texto;
  • O corpo do texto do trabalho deverá ter o espaçamento 1,5 (um e meio) entre linhas, alinhamento justificado, sem recuo no início do parágrafo, e fonte de letra Times New Roman no tamanho 12, incluindo os títulos e subtítulos das seções. As citações com mais de três linhas, notas de rodapé, referências e legendas de ilustrações e tabelas deverão ser digitadas em espaçamento simples e fonte tamanho 11. As citações diretas com mais de três linhas deverão ser colocadas em parágrafo próprio, sem aspas, com um recuo da margem esquerda de 4,0 cm;
  • O indicativo numérico que precede os títulos e subtítulos deverão ser alinhados à esquerda, separados apenas por um espaço de caractere, e formatados conforme exemplo para numeração progressiva:
    • 1 TÍTULO DE NIVEL 1(fonte Times New Roman no tamanho 12, todas em maiúsculas e em negrito);
    • 1.1 TÍTULO DE NÍVEL 2 (digitado com a fonte de letra Times New Roman no tamanho 12, em letras maiúsculas e no estilo normal);
    • 1.1.1 Título de nível 3 (Times New Roman no tamanho 12, em negrito e com a primeira letra de cada palavra principal em maiúsculas);
    • Não é recomendável o uso de títulos de nível superior a 3. 
  • As palavras em língua estrangeira deverão ser digitadas em itálico, e não poderão ser utilizados sublinhado ou negrito para identificar palavras no texto;
  • As tabelas, quadros e figuras e outras ilustrações deverão ser inseridos no corpo do texto, nomeados de acordo com sua característica, e numerados na sequencia de apresentação, separadas do título por um traço (Ex. Figura 1 - xxx.). Os títulos deverão ser apresentados acima, em fonte Times New Roman, tamanho 11; a fonte de autoria (que deverá ser formatada em fonte Times New Roman, tamanho 10), deverá ser posicionada abaixo da tabela ou ilustração, seguindo as normas da ABNT;
  • As citações e referências deverão seguir as orientações da ABNT (2023 ou mais recente); certifique-se que todas as citações apresentadas no texto estão na lista de referências;
  • As notas de rodapé deverão ser usadas como moderação;
  • Eventuais agradecimentos deverão ser colocados após as conclusões e antes das referências;
  • As referências ao final do trabalho deverão ser apresentadas em ordem alfabética, sem numeração, separadas entre si por espaço simples e com alinhamento à esquerda (não justificado), seguindo as normas da ABNT (2023 ou mais recente);
  • Não poderão constar nos artigos anexos e apêndices;
  • Os trabalhos deverão ser submetidos em arquivo na extensão .doc ou .docx; os autores (máximo 5) deverão se certificar que no arquivo não existe qualquer identificação (remover propriedades e informações pessoais).

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