-
v. 33 n. 2 (2025)
Foto: Caminhada pelo Fim da Violência contra Meninas e Mulheres
A Caminhada pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas tomou as ruas de diversas capitais brasileiras no final de novembro de 2025, período em que os noticiários transbordavam casos graves que se somam à epidemia de feminicídios no país. A fotografia revela um fragmento dessa mobilização em Florianópolis, Santa Catarina. Sob a histórica ponte Hercílio Luz, uma passeata se desenha como corrente viva de resistência, trazendo mensagens de protesto que clamam por liberdade, dignidade e direitos garantidos para todas as mulheres e meninas. Em destaque, o cartaz com a frase “Ensinem os homens a respeitar” ergue-se como um chamado urgente à educação para a equidade de gênero, uma convocação para que os homens também assumam sua responsabilidade na construção de uma sociedade livre do machismo, atuando na promoção de masculinidades pautadas no respeito, no cuidado e na empatia.
Créditos de imagem: Luiza Alves Scherer
-
v. 33 n. 1 (2025)
Foto: Festas Juninas Brasileiras
As tradicionais festas juninas do Brasil, especialmente as do Nordeste, são celebrações culturais vibrantes que revelam a riqueza do nosso patrimônio e o espírito singular do nosso povo. As manifestações populares brasileiras, como as festas juninas, destacam a criatividade, a resistência e a alegria do nosso povo, refletindo uma identidade cultural diversa e ao mesmo tempo única. Através da música, da dança e dos rituais compartilhados, essas celebrações mostram a alma de uma nação que encontra união nas tradições e orgulho em suas raízes.Imagem gratuita de Eduardo dudu - Pixbay
-
v. 32 n. 2 (2024)
Foto: fachada da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
A UEM, através de parceria firmada com a UESB, realiza sua primeira turma do curso de Mestrado Interinstitucional (Minter) do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPA) da UEM, voltada para servidores técnicos e analistas universitários da Uesb, como um importante processo de formação e desenvolvimento funcional e acadêmico de servidores do quadro administrativo.
A oferta do Minter PPA UEM/UESB faz parte do projeto de cooperação interinstitucional para qualificação de Profissionais de Nível Superior (PCI) entre o Programa de Pós-Graduação em Administração da UEM e a UESB.
Ao longo da realização do mestrado, com atividades desenvolvidas entre os anos de 2023 e 2024 e término previsto para o primeiro semestre de 2025, docentes vinculados ao Programa de Pós-graduação em Administração da UEM ministraram aulas presenciais no campus de Vitória da Conquista da Uesb, garantindo a excelência do programa, com a manutenção do formato dos cursos ofertados em sua matriz, seguindo com o processo contínuo de orientações, para construção das pesquisas acadêmicas
A expectativa é que os 15 servidores participantes concluam suas dissertações neste ano de 2025, dentro das linhas de pesquisa Estudos Organizacionais e Sociedade e Marketing e Cadeias Produtivas, com contribuições teóricas e empíricas para o campo das Ciências Sociais, espaços universitários e para comunidade com um todo. Nesse sentido, a formação de novos mestres do corpo de servidores da Uesb, representa maior qualificação para realização de serviços públicos prestados a discentes e à sociedade, possibilitando maior eficiência nas ações desenvolvidas, no planejamento e gestão institucional e expansão de conhecimentos.
-
v. 32 n. 1 (2024)
Título: "Um rio só para nós"
Autora: Letícia Fantinel (Rio Guaíba, 2023)
Inspirado em Mário Quintana
-
v. 31 n. 2 (2023)
Título: Lusco-fusco (Kapiti Island, Nova Zelândia, 2023)
Autora: Hellen Cordeiro Alves Marquezini
A fotografia que ilustra a capa desta edição retrata o crepúsculo, ou lusco-fusco, captado de Paraparaumu Beach, Paraparaumu, Nova Zelândia com Kapiti Island ao fundo.
Tons de laranja, amarelo e dourado, se mesclam a tons de rosa, lilás e diversas nuances de roxo, contemplados solitariamente por uma silhueta humana.
Esses são os ditos por essa fotografia. O que os olhos são capazes de captar.
O que ficou na memória que essa imagem faz rememorar são as risadas de alegria e admiração, proferidas numa tarde de outono por três mulheres cientistas brasileiras, em diferentes estágios da carreira, durante um piquenique improvisado de frente ao mar.
-
v. 30 n. 2 (2022)
“Os benefícios da ciência não são para os cientistas, e sim para humanidade!” Louis Pasteur
Fonte: https://unsplash.com/photos/v94mlgvsza4
-
v. 29 n. 2 (2021)
Trabalhadores da construção civil em um canteiro de obras
Autor: Hush Naidoo Jade (https://unsplash.com/photos/1RtsfUP_N8w)
-
v. 29 n. 1 (2021)
Dialogando com o Editorial “Cenário e polissemia nas pesquisas em administração e o contexto de pandemia” que reforça - inclusive no cenário atual - a relevância das pesquisas em Administração para solução de problemas da sociedade, organizações, equipes e indivíduos, esta capa presta homenagem a diversos(as) pesquisadores(as) da área de Administração, como representação de todos os demais, por continuarem conduzindo investigações, mesmo com todos os desafios, buscando gerar contribuições acadêmicas, metodológicas, práticas e sociais. Do canto superior esquerdo para direita, elencamos os(as) pesquisadores(as) que aceitaram voluntariamente participar desta homenagem: Jair Nascimento Santos (Unifacs-Uneb - BA); Fernanda Scussel (UFSC – SC); Renato Koch Colomby (IFPR – PR); Raquel de Oliveira Barreto (CEFET – MG); David Leonardo Bouças da Silva (UFMA – MA); Antonio Isidro da Silva Filho (UNB – DF); Shana Sabbado Flores (IFRS – RS); Fernanda Tarabal Lopes (UFRGS – RS); Jefferson Lopes La Falce (FUMEC – MG); Sidinei Rocha-de-Oliveira (UFRGS – RS); Gabriela Pereira Lopes (UFRGS – RS); Diogo Henrique Helal (FUNDAJ – PE); Ludmila de Vasconcelos Machado Guimarães (CEFET – MG); Cristiana Fernandes De Muÿlder (FUMEC – MG); Hélio Arthur Reis Irigaray (EBAPE/FGV – RJ); Julice Salvagni (UFRGS – RS); Waleska Yone Yamakawa Zavatti Campos (PUC-Rio – RJ); Andrea Oltramari (UFRGS – RS); Thiago Dias Costa (UFPA – PA); Laura Alves Scherer (UNIPAMPA – RS); Lana Montezano (UNB – DF); Emílio José Montero Arruda Filho (UNAMA - AM); Vânia Maria Jorge Nassif (UNINOVE – SP); Hironobu Sano (UFRN – RN); Gustavo Macedo de Carvalho (UEG – GO); Francielle Molon da Silva (UFPEL – RS); Ricardo Corrêa Gomes (EASP/FGV – SP); Alketa Peci (EBAPE/FGV – RJ); Gislayne da Silva Goulart (UFMS – MS); Shirley Luanna Vieira Peixoto Genuíno (IFRN - RN); Leonardo Tonon (UTFPR – PR); Marcia Cristiane Vaclavik (IF Sul-Rio-Grandense – RS); Roberto Lima Ruas (UNINOVE – SP); Marcio Pascoal Cassandre (UEM/PR); Marcelo de Souza Bispo (UFPB - PB); Anelise Rebelato Mozzato (UPF – RS).
-
Gritos na Quarentena: edição especial
v. 28 (2020)Essa edição especial do Caderno de Administração lança um olhar sobre a crise mundial promovida pela Pandemia do Coronavírus COVID-19 e as profundas mudanças criadas na vida pessoal, organizacional, institucional e social no Brasil e no mundo. Os autores, com diferentes filiações profissionais e acadêmicas, do Brasil e de outros países contribuem com reflexões e posicionamentos sustentados nas Ciências Humanas, mais particularmente na Psicossociologia, Sociologia Clínica, Filosofia e na Administração, disciplinas que tem uma vocação interdisciplinar. As temáticas abordam diversos campos sociais atingidos (saúde, trabalho, educação, cuidados, segurança, política) e buscam levantar perspectivas para o mundo pós-crise pandêmica.
(Capa: releitura de Joana Forte da obra 'O GRITO' - Eduard Munch. Disponível em: https://www.hypeness.com.br/2018/07/mais-de-7-mil-obras-de-eduard-munch-de-o-grito-estao-disponiveis-para-download-gratuito/)







