CONFLITOS CROSS-CULTURAIS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA MULTINACIONAL

  • Rachel Alvares Silva Centro Universitário Adventista do Estado de São Paulo – UNASP
  • Sirlene Santos Ferreira Centro Universitário Adventista do Estado de São Paulo – UNASP
  • Silvio Dobelin Centro Universitário Adventista do Estado de São Paulo – UNASP
Palavras-chave: Cross-cultural. Conflitos. Internacionalização.

Resumo

Desde meados de 1990, assuntos respectivos ao comércio exterior têm adquirido maior relevância, visto que a globalização e o capitalismo têm influenciado para à busca de novas formas de comercialização, potencializando a competitividade num mercado moderno. Em virtude do processo de internacionalização, as empresas acabam formando equipes de trabalho multiculturais, mas, se não forem gerenciadas de forma correta, podem gerar conflitos cross-culturais, que se originam das divergências culturais. Esta pesquisa foi aplicada em uma subsidiaria localizada no estado de São Paulo e procurou responder a seguinte problemática: quais são os principais conflitos cross-culturais encontrados por uma empresa que se internacionalizou.

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Biografia do Autor

Sirlene Santos Ferreira, Centro Universitário Adventista do Estado de São Paulo – UNASP
Gestão de Pessoas, Internacionalização
Publicado
2015-07-01
Como Citar
Silva, R. A., Ferreira, S. S., & Dobelin, S. (2015). CONFLITOS CROSS-CULTURAIS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA MULTINACIONAL. Caderno De Administração, 23(1), 34-51. https://doi.org/10.4025/cadadm.v23i1.26052
Seção
Artigos