A VAIDADE FEMININA ENQUANTO NICHO DE MERCADO: UMA ANÁLISE DA MULHER EMPREENDEDORA PELA OPORTUNIDADE E EXPLORAÇÃO DO SEGMENTO DE SALÃO DE BELEZA
Palavras-chave:
Empreendedorismo. Mulher Empreendedora. Mercado de Beleza.
Resumo
O empreendedorismo é um fenômeno ascendente no Brasil. Estatísticas demonstram que entre os anos 2001 a 2011 as mulheres empreenderam mais que os homens; portanto diante deste notável crescimento despertou-se o interesse em fazer um estudo sobre o perfil da mulher empreendedora de Nova Esperança – Paraná, que atua no segmento do mercado de beleza. O objetivo foi investigar o perfil da mulher empreendedora que explora a vaidade feminina enquanto nicho de mercado. A pesquisa foi realizada através da análise das entrevistas semiestruturadas realizadas com 13 mulheres que optaram pela oportunidade de criar seus próprios negócios, tornando-se empreendedoras. Assuntos como o empreendedorismo no contexto global e brasileiro; ideia e oportunidade; o empreendedor e a mulher empreendedora; e o mercado de beleza são discutidos para sustentar teoricamente as discussões aqui apresentadas. A análise de conteúdo foi utilizada para avaliar qualitativamente os dados coletados. Os resultados apontam que as mulheres empreendedoras apresentam um perfil semelhante, destacando-se a capacidade empreendedora, a paixão pelo que fazem, a criatividade e aperfeiçoamento nos negócios, a capacidade de conciliar trabalho e família, a necessidade de ter renda própria, a vontade de evolução constante e a pouca idade das mulheres que estão ingressando no mercado através de ações empreendedoras.Downloads
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Publicado
2015-02-12
Como Citar
GELAIN, I. A., & OLIVEIRA, E. C. (2015). A VAIDADE FEMININA ENQUANTO NICHO DE MERCADO: UMA ANÁLISE DA MULHER EMPREENDEDORA PELA OPORTUNIDADE E EXPLORAÇÃO DO SEGMENTO DE SALÃO DE BELEZA. Caderno De Administração, 22(2), 31-46. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CadAdm/article/view/30712
Edição
Seção
Artigos
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