QUALIDADE EM SERVIÇOS: UMA ANÁLISE DAS DIMENSÕES DA QUALIDADE DE REDES DE SUPERMERCADO TOP OF MIND À LUZ DAS RECLAMAÇÕES DE CONSUMIDORES
Resumo
O aumento da representatividade do setor de serviços na economia mundial tem levado as empresas desse setor a tentar decifrar as necessidades dos consumidores de modo a melhorar a qualidade de seus serviços. Nesse sentido, o trabalho teve como objetivo analisar as dimensões da qualidade dos serviços prestados por redes de supermercado eleitas como Top of Mind Brasil 2015 à luz das reclamações registradas pelos consumidores. Metodologicamente, procedeu-se incialmente, a uma revisão de literatura, concentrada nas seguintes bases conceituais: serviços; qualidade em serviços, destrinchando-se o modelo das lacunas de serviços e as cinco dimensões da qualidade em serviços; e reclamações dos consumidores. Tendo por suporte a revisão da literatura, efetuou-se uma pesquisa de campo, de forma exploratória, com caráter qualitativo, levantando as 350 reclamações registradas no portal virtual ReclameAqui durante a segunda quinzena do mês de setembro. Por meio da análise de conteúdo, estas reclamações foram desmembradas em 391 críticas explícitas e posteriormente segmentadas nas cinco dimensões da qualidade. Com isso, foi possível conhecer as fontes que geram insatisfação dos clientes dos supermercados e o impacto que isso causa na relação entre organização e seus consumidores. Dessa forma, como principal contribuição, evidenciam-se as falhas na prestação de serviços por parte das redes de supermercados, deixando clara a existência de lacunas entre a expectativa e a realidade na prestação de serviço, tanto por parte das empresas, quanto por parte dos clientes.
Downloads
Os autores podem manter os direitos autorais pelo seu trabalho, mas repassam direitos de publicação à revista Caderno de Administração. A revista poderá usar o trabalho para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho em bases de dados de Acesso Livre.