DESVIO DE PREÇO, TRACING ERROR E PERFORMANCE DOS EXCHANGE-TRADED FUNDS (ETFS): REVISÃO DA LITERATURA E PROPOSIÇÃO DE MEDIDAS
Resumo
Os Exchanged Traded Funds (ETFs) se tornaram um veículo de investimentos amplamente difundido, com características únicas que não foram ainda suficientemente estudadas. Além disso, modelos de precificação consolidados não são suficientes para analisar a dinâmica de um tipo de fundo que adiciona uma nova dimensão em relação aos fundos de investimento tradicionais: a variação do preço das quotas, negociadas em bolsa de valores. O presente estudo teve como objetivo fornecer uma revisão teórica dos modelos utilizados para a mensuração do desvio do preço, do tracking error e da performance, bem como propor medidas que satisfaçam a teoria e contribuam para o avanço dos trabalhos na área. Foi realizado um levantamento dos estudos anteriores acerca dos modelos/medidas de tracking error, performance e desvio do preço utilizados na literatura internacional de Exchange-Traded Funds, evidenciando que os conceitos envolvidos não estão solidificados. Portanto, verificou-se a necessidade de legitimação de medidas que satisfaçam as demandas de estudos empíricos nesta seara, fornecendo as bases e a justificativa para a proposição de medidas. Assim, foram propostas medidas que visaram congregar os interesses de investigações teóricas e empíricas, no intuito de contribuir para a convergência de pesquisas futuras. Os resultados deste trabalho servem como subsídios para a formação da teoria de ETFs.
Downloads
Os autores podem manter os direitos autorais pelo seu trabalho, mas repassam direitos de publicação à revista Caderno de Administração. A revista poderá usar o trabalho para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho em bases de dados de Acesso Livre.