AVANÇOS DOS ESTUDOS DE ESPAÇO E TERRITÓRIO NOS ESTUDOS ORGANIZACIONAIS: UMA ANÁLISE NO CONGRESSO BRASILEIRO DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS (CBEO)

  • Marco Antonio DAMÁSIO FILHO PG-Universidade Estadual de Maringá
  • Hugo Minoru KITAZAWA PG-Universidade Estadual de Maringá
  • Renan Carlos KLICHOWSKI PG-Universidade Estadual de Maringá
  • Fábio Marques da Silva Universidade Estadual de Maringá
  • Priscilla Borgonhoni CHAGAS Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: Espaço. Território. Congresso Brasileiro de Estudos Organizacionais.

Resumo

O termo território é carregado de variados conceitos e usado de forma distinta dependendo do momento histórico. Ademais, espaço e território não são termos equivalentes, mas complementares e interdependentes, utilizados em muitas áreas do conhecimento. Especificamente nos Estudos Organizacionais, esse arcabouço permite analisar suas conexões espaciais e sociais, além de compreender a configuração capitalista do espaço urbano, tratando as cidades como espaços de produção e consumo de bens e serviços por meio da configuração espacial e territorial. Assim, considerando os avanços e as possibilidades que os estudos de espaço e território permitem ao campo dos Estudos Organizacionais, o presente artigo tem o objetivo de analisar os artigos publicados nos Anais do Congresso Brasileiro de Estudos Organizacionais (CBEO) desde a sua primeira edição, concretizada em 2013. Sua contribuição teórica reside por meio de uma proposta multidisciplinar da visibilidade aos aspectos territoriais presentes nas pesquisas desenvolvidas nos Estudos Organizacionais. Para tanto, foi realizado um levantamento dos artigos distribuídos nos diversos grupos de trabalho que compõem as edições do evento e demonstradas, de forma quantitativa, o número de artigos submetidos a cada ano e, de forma qualitativa, as problemáticas discutidas. Conclui-se que, a partir do crescimento do número de trabalhos que abordam a temática, aprovados no CBEO, as perspectivas sobre espaço e território nos Estudos Organizacionais têm conquistado um maior espaço na área, e consequentemente, ensejando novas concepções acerca desta problemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Antonio DAMÁSIO FILHO, PG-Universidade Estadual de Maringá
Mestrando em Administração, na linha de pesquisa de Estudos Organizacionais e Sociedade, pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2016).
Hugo Minoru KITAZAWA, PG-Universidade Estadual de Maringá
Mestre em Administração pela Universidade Estadual de Maringá. Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (2012). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento urbano, produção do espaço urbano, políticas públicas e direito à cidade
Renan Carlos KLICHOWSKI, PG-Universidade Estadual de Maringá
Mestrando em Administração pela Universidade Estadual de Maringá, possui graduação em Administração pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (2010), MBA em Gestão Pública pelo Faculdades Maringá (2014) especialização em EAD e as Tecnologias Educacionais pelo Unicesumar (2014), especialização em Gestão Estratégica de Empresa pelo Instituto Paranaense de Ensino (2013). Foi professor mediador do Centro de Ensino Superior de Maringá (Unicesumar) e atua como analista administrativo financeiro - SESI - Departamento Regional do Estado do Paraná. Tem experiência na área Administrativa Financeira, docência em Administração e EAD.
Fábio Marques da Silva, Universidade Estadual de Maringá
Mestrando em Administração pela Universidade Estadual de Maringá.
Priscilla Borgonhoni CHAGAS, Universidade Estadual de Maringá
Professora Adjunta do Departamento de Administração da Universidade Estadual de Maringá. Doutora em Administração, na área de concentração Estudos Organizacionais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Administração pela Universidade Estadual de Londrina. Graduada em Administração pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente seus trabalhos de pesquisa envolvem os estudos organizacionais em temas como desenvolvimento, territórios e territorialidades e processos alternativos de organização. Em termos metodológicos, suas pesquisas são desenvolvidas predominantemente por meio de perspectivas qualitativas de análise.
Publicado
2017-07-14
Como Citar
DAMÁSIO FILHO, M. A., KITAZAWA, H. M., KLICHOWSKI, R. C., Silva, F. M. da, & CHAGAS, P. B. (2017). AVANÇOS DOS ESTUDOS DE ESPAÇO E TERRITÓRIO NOS ESTUDOS ORGANIZACIONAIS: UMA ANÁLISE NO CONGRESSO BRASILEIRO DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS (CBEO). Caderno De Administração, 25(1), 121-135. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CadAdm/article/view/36960
Seção
Artigos