A GESTÃO DE PESSOAS NAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS SOB O OLHAR DE EX-FUNCIONÁRIOS DE GRANDES INSTITUIÇÕES
Resumo
Trabalhar em uma grande empresa pode representar maiores oportunidades de crescimento de carreira, de desenvolvimento profissional, de status e de melhores salários, em função das práticas e políticas de gestão de pessoas que são implementadas, enquanto que o trabalho em uma pequena empresa é, muitas vezes, deixado como uma segunda opção de carreira. Entretanto, apesar do status das grandes instituições, algumas pessoas têm preferido trocar a grande empresa pelas menores. Neste artigo, a partir de entrevistas realizadas com funcionários e/ou empresários que fizeram essa opção - hoje exercendo novas atividades e gerindo pessoas -, serão analisados os fatores que influenciaram a escolha pelas empresas menores, as diferenças percebidas na gestão de pessoas (em relação aos diferentes portes de empresas), se esses indivíduos procuram fazer uma gestão de pessoas diferenciada. Como principais resultados desta mudança destacam-se: a dificuldade percebida em gerir pessoas e a valorização, frente à maior autonomia, que os trabalhadores adquirem nas menores.
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