BARREIRAS À IMPLANTAÇÃO DA NORMA ISO 9001:2000 EM EMPRESAS DO SETOR METAL-MECÂNICO DA REGIÃO DE MARINGÁ/PR

  • Christiane Hiromi Tanabe UEM

Resumo

A qualidade, em integração a outras ferramentas, tornou-se fundamental para as empresas se manterem no mercado competitivo. Seguindo a evolução do conceito de qualidade, e também como fruto de regularizações de trocas comerciais entre países, surgiram as normas ISO. Um sistema da qualidade baseado nas normas ISO 9000:2000 visa a garantir aos consumidores produtos elaborados de acordo com determinadas especificações, seguindo os seus requisitos. Dessa forma, neste estudo são abordados aspectos gerais referentes ao processo de obtenção da certificação da norma ISO 9001:2000, em empresas do setor metal-mecânico da região de Maringá, visando a identificar fatores limitadores de eficiência e desempenho. Esses aspectos se referem aos objetivos da implantação, procedimentos internos e aspectos negativos e positivos revelados no processo de implantação. Neste estudo foram revelados pontos problemáticos como resistência a mudança da cultura interna da empresa, dificuldade de entendimento da norma ISO 9001:2000, limitações quanto ao nível de escolaridade dos funcionários. Como pontos positivos, por outro lado, as melhorias internas na empresa. Palavras-chave: Qualidade. Norma ISO 9001:2000. Setor metal-mecânico da região de Maringá/PR.

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Publicado
2008-09-05
Como Citar
Tanabe, C. H. (2008). BARREIRAS À IMPLANTAÇÃO DA NORMA ISO 9001:2000 EM EMPRESAS DO SETOR METAL-MECÂNICO DA REGIÃO DE MARINGÁ/PR. Caderno De Administração, 14(2), 46-56. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CadAdm/article/view/4871
Seção
Artigos