DESAFIOS DO TELETRABALHO NA PANDEMIA COVID-19: QUANDO O HOME VIRA OFFICE

  • Raquel Gonçalves Caldeira Brant Losekann UFRJ
  • Helena Cardoso Mourão UFRJ
Palavras-chave: COVID-19, Teletrabalho, Gestão de Pessoas

Resumo

O ano de 2020 se iniciou com uma crise que vai entrar para a História: a pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Impondo o isolamento social como a principal estratégia de prevenção, a pandemia impacta a vida humana em todos os seus aspectos, dentre eles a forma do trabalho, tendo grande destaque a difusão do teletrabalho ou home office. Diante da implantação urgente desse regime de trabalho, trabalhadores e gestores se veem desafiados a encontrar a medida adequada da distribuição e execução de metas e prazos que concorrem com o tempo do convívio familiar, tarefas domésticas e atividades escolares. A reflexão sobre o aprimoramento do regime de teletrabalho de forma a conciliar em harmonia a produtividade e a saúde mental dos trabalhadores será útil mesmo após o fim do isolamento, uma vez que as práticas remotas vão continuar caracterizando relações de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Gonçalves Caldeira Brant Losekann , UFRJ

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), mestrado em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Psicossociologia de Comunidades pelo Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro(2010). Defendeu tese intitulada "Ser Mulher Pobre Chefe de Família: Desafios, Conquistas e Dificuldades". Tem formação em Terapia Sistêmica de Família no Instituto de Terapia de Família do Rio de Janeiro.



Helena Cardoso Mourão, UFRJ

Psicóloga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e pós-graduada em Neuropsicologia pelo Centro Universitário IBMR.

Referências

BAUMAN, Z. Globalização: as consequências humanas. Tradução de Marcus Penchel. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1999.

OMS. Mental health and psychosocial considerations during the COVID-19 outbreak. World Health Organization. 18 de março de 2020. Disponível em: https://www.who.int/publications-detail/mental-health-and-psychosocial-considerations-during-the-covid-19-outbreak. Acesso em 07 mai. 2020.

RUSSEL, B. O Elogio ao Ócio. Tradução de Pedro Jorgensen Júnior. Rio de Janeiro: Sextante, 2002.

Publicado
2020-06-05
Como Citar
Gonçalves Caldeira Brant Losekann , R., & Cardoso Mourão, H. (2020). DESAFIOS DO TELETRABALHO NA PANDEMIA COVID-19: QUANDO O HOME VIRA OFFICE. Caderno De Administração, 28, 71-75. https://doi.org/10.4025/cadadm.v28i0.53637
Seção
A Organização do Trabalho em Tempos de Reestruturação