PRODUÇÃO SIMBÓLICA E SUSTENTABILIDADE: DISCUTINDO A LÓGICA DA SALVAÇÃO DA SOCIEDADE PELA MUDANÇA NOS MODOS DE CONSUMO
Resumo
Os estudos sobre a cultura do consumo tem enfatizado, em seu aspecto crítico, como o discurso de desenvolvimento sustentável, pautadas nas questões de mudança dos padrões de produção e de consumo se formam com um aparente pano de fundo de preocupação com o “futuro do planeta”, mas são construídos sob as mesmas estruturas dinamizantes do atual modelo de sociedade de consumo. Nesta perspectiva, este trabalho procura mostrar como a interface consumo/sustentabilidade nos remete a compreensão de como o movimento pela reorganização dos modos de produção para a sustentabilidade local e global, sob a face brasileira, tem intrinsecamente a manutenção das atuais estruturas sociais. Para isso, foram realizadas pesquisas bibliográficas sobre a cultura do consumo, em uma perspectiva critica, abordando a práxis da cultura do consumo como estabelecida sob a ilusão da multiplicidade dos símbolos produzidos, ou seja, na recusa da realidade constituída e em detrimento das reais condições estruturais da sociedade. Posteriormente, apresenta-se a possibilidade de discussões sobre a interface consumo/sustentabilidade, a partir de pesquisas documentais realizadas nas proposições de uma agenda governamental e outra empresarial brasileira voltadas as ações do denominado consumo sustentável. As discussões nos permitiram perceber algumas questões sobre os debates sobre a sustentabilidade como conquista da sociedade, a partir dos modos de consumo, representam apenas tentativas ilusórios-reformistas sociais, já que neste aspecto não se alteram as estruturas sob as quais o atual modelo de produção e de consumo se estabelecem, mas onde se reafirma o modelo social sob o qual vivemos.Downloads
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Publicado
2008-12-19
Como Citar
Oliveira, J. S. de, & Vieira, F. G. D. (2008). PRODUÇÃO SIMBÓLICA E SUSTENTABILIDADE: DISCUTINDO A LÓGICA DA SALVAÇÃO DA SOCIEDADE PELA MUDANÇA NOS MODOS DE CONSUMO. Caderno De Administração, 16(2), 35-43. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CadAdm/article/view/6043
Edição
Seção
Artigos
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