DESENVOLVIMENTO E TEORIZAÇÃO DA CULTURA DE CONSUMO: ORIGEM E CONSOLIDAÇÃO DE UMA PERSPECTIVA INTERPRETATIVA E MULTIDISCIPLINAR

  • Karin Borges Senra Universidade Estadual de Maringá
  • Francisco Giovanni David Vieira Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: Cultura de consumo, Teoria de cultura de consumo, perspectiva histórica

Resumo

A compreensão da trajetória e consolidação da Consumer Culture Theory (CCT) é relevante para posicionamento de pesquisadores no campo e para compreender origens e motivações sociais e históricas para a sua formação. Tal empreendimento é apresentado nesta revisão teórica, que tem como objetivo apresentar a origem e trajetória da CCT, que passa pela formação da cultura de consumo e encerra com a construção do conhecimento, identidade e limites de atuação da CCT ao longo do tempo. Ao longo de aproximadamente 30 anos de existência essa perspectiva tem como marcos trabalhos de Holbrook e Hirschman (1982) e Arnould e Thompson (2005), além do Projeto da Odisseia do consumidor. No cenário brasileiro, a formação de grupos de pesquisa, como o CCB, representa uma ampliação da atuação de CCT, bem como um trabalho de coordenação e cooperação com o que se produz no exterior. Essa discussão reforça a diversidade de CCT, motiva mais estudos na área e contribui para a consolidação e legitimação do campo.

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Publicado
2023-07-27
Como Citar
Senra, K. B., & Vieira, F. G. D. (2023). DESENVOLVIMENTO E TEORIZAÇÃO DA CULTURA DE CONSUMO: ORIGEM E CONSOLIDAÇÃO DE UMA PERSPECTIVA INTERPRETATIVA E MULTIDISCIPLINAR. Caderno De Administração, 31(1), 91-109. https://doi.org/10.4025/cadadm.v31i1.63715
Seção
Artigos