<b>Produção do conhecimento em enfermagem: contribuição de um curso de mestrado</b> - doi: 10.4025/cienccuidsaude.v10i2.10254

  • Marta Lenise do Prado UFSC
  • Kenya Schmidt Reibnitz UFSC
  • Patrícia Kuerten Rocha UFSC
  • Roberta Waterkamper UFSC
  • Karen Lury Abe UFSC
  • Juliana Jacques da Costa
Palavras-chave: Enfermagem, Avaliação, Educação.

Resumo

Ao longo dos últimos dez anos o curso de mestrado em enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) produziu muitas dissertações, produção que faz necessário conhecer de modo sistematizado, como um importante passo para o processo de avaliação do curso. O presente estudo identifica-se como uma pesquisa descritiva de abordagem quantitativa e consiste em uma análise documental das 195 dissertações defendidas no Curso de Mestrado da UFSC no período de janeiro de 1999 a janeiro de 2004. Para o registro dos dados foi elaborado um instrumento que identifica as variáveis de interesse. Os dados obtidos foram analisados através de medidas estatísticas (números absolutos e relativos). Os resultados nos demonstraram que, em sua maioria, as dissertações são de abordagem qualitativa, destacando-se a área tecnológica de cuidado à saúde. No estudo predominaram como sujeitos os membros da equipe de enfermagem. Entre as linhas de pesquisa destacaram-se: o processo de viver; ser saudável e adoecer e Educação, Saúde e Enfermagem. Este estudo apresenta resultados da construção do conhecimento do Curso Mestrado em Enfermagem da UFSC, demonstrando a importância de se ter um panorama das produções realizadas por essa pós-graduação.

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Biografia do Autor

Marta Lenise do Prado, UFSC
Graduada em Enfermagem pela Universidade de Passo Fundo (1982), Mestre em Assistência da Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1989) e Doutora em Filosofia da Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997). Atualmente é professora associada, dedicação exclusiva, da Universidade Federal de Santa Catarina. Exerceu a função de Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFSC (2007-2009). Foi Presidente do Conselho Editorial da Revista texto & Contexto Enfermagem (2007-2009). Tem experiência na área de Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, educação, assistência de enfermagem, metodologias qualitativas de pesquisa em saúde e enfermagem. Participa do Grupo de Pesquisa em Educação, Saúde e Enfermagem - EDEN e do Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Informação e Informática em Saúde e Enfermagem - GIATE. Exerce a função de Vocal de Dessarrollo Institucional da ALADEFE - UDUAL, gestão 2007-2010. É pesquisadora CNPq. Em 2009 realiza Estágio de pós-doutorado na Universidade de Barcelona/Espanha. Currículo Lattes
Publicado
2012-01-04
Como Citar
Prado, M. L. do, Reibnitz, K. S., Rocha, P. K., Waterkamper, R., Abe, K. L., & Costa, J. J. da. (2012). <b>Produção do conhecimento em enfermagem: contribuição de um curso de mestrado</b&gt; - doi: 10.4025/cienccuidsaude.v10i2.10254. Ciência, Cuidado E Saúde, 10(2), 256-265. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v10i2.10254
Seção
Artigos originais