<b>Produção do conhecimento em enfermagem: contribuição de um curso de mestrado</b> - doi: 10.4025/cienccuidsaude.v10i2.10254
Palavras-chave:
Enfermagem, Avaliação, Educação.
Resumo
Ao longo dos últimos dez anos o curso de mestrado em enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) produziu muitas dissertações, produção que faz necessário conhecer de modo sistematizado, como um importante passo para o processo de avaliação do curso. O presente estudo identifica-se como uma pesquisa descritiva de abordagem quantitativa e consiste em uma análise documental das 195 dissertações defendidas no Curso de Mestrado da UFSC no período de janeiro de 1999 a janeiro de 2004. Para o registro dos dados foi elaborado um instrumento que identifica as variáveis de interesse. Os dados obtidos foram analisados através de medidas estatísticas (números absolutos e relativos). Os resultados nos demonstraram que, em sua maioria, as dissertações são de abordagem qualitativa, destacando-se a área tecnológica de cuidado à saúde. No estudo predominaram como sujeitos os membros da equipe de enfermagem. Entre as linhas de pesquisa destacaram-se: o processo de viver; ser saudável e adoecer e Educação, Saúde e Enfermagem. Este estudo apresenta resultados da construção do conhecimento do Curso Mestrado em Enfermagem da UFSC, demonstrando a importância de se ter um panorama das produções realizadas por essa pós-graduação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2012-01-04
Como Citar
Prado, M. L. do, Reibnitz, K. S., Rocha, P. K., Waterkamper, R., Abe, K. L., & Costa, J. J. da. (2012). <b>Produção do conhecimento em enfermagem: contribuição de um curso de mestrado</b> - doi: 10.4025/cienccuidsaude.v10i2.10254. Ciência, Cuidado E Saúde, 10(2), 256-265. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v10i2.10254
Edição
Seção
Artigos originais