<b>O enfermeiro e a estratégia saúde da família: desafios em coordenar a equipe multiprofissional</b> - doi: 10.4025/cienccuidsaude.v11i2.10445

  • Regina Stella Spagnuolo
  • Carmen Maria Casquel Monti Juliani
  • Wilza Carla Spiri
  • Silvia Cristina Mangini Bocchi
  • Sueli Terezinha Ferreira Martins
Palavras-chave: Enfermagem, Programa Saúde da Família, Gerência, Liderança.

Resumo

Este artigo trata do trabalho em equipe de saúde objetivando compreender o papel do enfermeiro no exercício da coordenação de uma equipe na Estratégia Saúde da Família, em relação às competências e habilidades praticadas e desenvolvidas no seu cotidiano de trabalho e às dificuldades em exercer essa função de acordo com a percepção desses profissionais. Os dados, coletados por meio de grupo focal e submetidos à análise de conteúdo, evidenciaram cinco categorias temáticas: 1) o contexto da coordenação de equipes multiprofissionais na ESF; 2) fatores intervenientes no cotidiano do trabalho na ESF; 3) conflitos vividos na interface entre o trabalho em equipe e a coordenação central na ESF; 4) dificuldades da população diante do novo modelo de atenção coordenado pelo enfermeiro; e 5) a competência sentida no exercício da liderança em coordenar equipes multiprofissionais. Este estudo apontou a necessidade de criar espaços formais para discussão das principais dificuldades encontradas pelas enfermeiras coordenadoras de equipes multiprofissionais, como, por exemplo, a função de coordenar equipes multiprofissionais, a sobrecarga de trabalho, a sobreposição de tarefas e a falta de capacitação. Destacaram o conhecimento técnico e científico como uma competência importante entre outras competências vinculadas às práticas relacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Stella Spagnuolo
Enfermeira, Dra em Saúde Coletiva (UNESP). Docente do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP.
Carmen Maria Casquel Monti Juliani
Enfermeira, Dra em Enfermagem (EEUSP). Docente do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP.
Wilza Carla Spiri
Enfermeira, Dra em Enfermagem (EEUSP). Docente do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP.
Silvia Cristina Mangini Bocchi
Enfermeira, Dra em Enfermagem (EEUSP). Docente do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP.
Sueli Terezinha Ferreira Martins
Psicóloga, Dra em Psicologia Social (PUCSP). Docente do Departamento de Neurologia, Psicologia e Psiquiatria e Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP.
Publicado
2013-03-05
Como Citar
Spagnuolo, R. S., Juliani, C. M. C. M., Spiri, W. C., Bocchi, S. C. M., & Martins, S. T. F. (2013). <b>O enfermeiro e a estratégia saúde da família: desafios em coordenar a equipe multiprofissional</b&gt; - doi: 10.4025/cienccuidsaude.v11i2.10445. Ciência, Cuidado E Saúde, 11(2), 226-234. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v11i2.10445
Seção
Artigos originais