<b>Qualificação de professores do ensino básico para educação sexual por meio da pesquisa-ação</b> - doi: 10.4025/cienccuidsaude.v9i1.10532
Palavras-chave:
Educação Sexual, Saúde Escolar, Ensino Fundamental e Médio, Enfermagem em Saúde Pública, Promoção da Saúde.
Resumo
Este estudo objetivou descrever e analisar o uso da pesquisa-ação como ferramenta na qualificação de professores para a educação sexual. Pesquisa qualitativa de abordagem descritiva, com enfoque na pesquisa-ação, na qual participaram 28 educadores de uma escola pública de Goiânia, GO. A coleta dos dados ocorreu entre abril/2006 e março/2007, por meio de encontros grupais, que foram registrados e analisados descritivamente, articulados ao referencial teórico. O resultado é apresentado e discutido com o processo de tomada de consciência do grupo de professores referente à questão da inclusão da sexualidade como tema transversal no projeto político pedagógico da instituição, bem como da organização de estratégias e conteúdos a serem implementadas. Concluiu-se que a pesquisa-ação constitui-se em ferramenta eficiente na qualificação dos professores, que incorporaram imediatamente na rotina da escola o conhecimento produzido coletivamente durante a investigação. Destaca-se, finalmente, a importância da universidade se constituir parceira no processo de formação de professores do ensino básico, comprometendo-se com responsabilidade social.Downloads
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Publicado
2010-07-01
Como Citar
Souza, M. M. de, Munari, D. B., Souza, S. M. B. de, Esperidião, E., & Medeiros, M. (2010). <b>Qualificação de professores do ensino básico para educação sexual por meio da pesquisa-ação</b> - doi: 10.4025/cienccuidsaude.v9i1.10532. Ciência, Cuidado E Saúde, 9(1), 91-98. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v9i1.10532
Edição
Seção
Artigos originais