<b>Diversidade sexual no contexto escolar: percepção e atitudes dos educadores</b> - doi: 10.4025/cienccuidsaude.v10i3.10773
Palavras-chave:
Comportamento Sexual, Educação Sexual, Sexualidade, Homossexualidade.
Resumo
O presente estudo constitui-se de uma pesquisa qualitativa feita com o objetivo de analisar a percepção e as atitudes dos educadores do Ensino Fundamental quanto à diversidade sexual no cenário escolar. Elegeu-se o Grupo Focal como técnica de investigação, tendo participado vinte e três educadores de duas escolas públicas de Cajazeiras-PB. O material empírico obtido foi submetido à técnica de análise de conteúdo, modalidade temática. A suposta tranquilidade com que alguns educadores aceitam comportamentos homoafetivos esconde uma diversidade de práticas e sentimentos. A postura do educador volta-se para re(orientar) a criança/adolescente, atribuindo à orientação sexual desse indivíduo a condição de doença e/ou desvio do comportamento. As condutas revestem-se de penalizantes insistências sobre que formas de masculinidade e feminilidade devem ser estabelecidas como rigidamente opostas, reforçando o paradigma heteronormativo e convocam à reflexão sobre as consequências e prejuízos da intolerância social, sinalizando que o enfrentamento da discriminação fundamenta-se na adoção de políticas públicas que defendam a igualdade de direitos e respeito à diversidade sexual.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2012-05-29
Como Citar
Nogueira, J. de A., & Almeida, S. A. de. (2012). <b>Diversidade sexual no contexto escolar: percepção e atitudes dos educadores</b> - doi: 10.4025/cienccuidsaude.v10i3.10773. Ciência, Cuidado E Saúde, 10(3), 459-466. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v10i3.10773
Edição
Seção
Artigos originais