<b>Diversidade sexual no contexto escolar: percepção e atitudes dos educadores</b> - doi: 10.4025/cienccuidsaude.v10i3.10773

  • Jordana de Almeida Nogueira UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB
  • Sandra Aparecida de Almeida Faculdade de Enfermagem Nova Esperança - FACENE/ UFPB
Palavras-chave: Comportamento Sexual, Educação Sexual, Sexualidade, Homossexualidade.

Resumo

O presente estudo constitui-se de uma pesquisa qualitativa feita com o objetivo de analisar a percepção e as atitudes dos educadores do Ensino Fundamental quanto à diversidade sexual no cenário escolar. Elegeu-se o Grupo Focal como técnica de investigação, tendo participado vinte e três educadores de duas escolas públicas de Cajazeiras-PB. O material empírico obtido foi submetido à técnica de análise de conteúdo, modalidade temática. A suposta tranquilidade com que alguns educadores aceitam comportamentos homoafetivos esconde uma diversidade de práticas e sentimentos. A postura do educador volta-se para re(orientar) a criança/adolescente, atribuindo à orientação sexual desse indivíduo a condição de doença e/ou desvio do comportamento. As condutas revestem-se de penalizantes insistências sobre que formas de masculinidade e feminilidade devem ser estabelecidas como rigidamente opostas, reforçando o paradigma heteronormativo e convocam à reflexão sobre as consequências e prejuízos da intolerância social, sinalizando que o enfrentamento da discriminação fundamenta-se na adoção de políticas públicas que defendam a igualdade de direitos e respeito à diversidade sexual.

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Biografia do Autor

Jordana de Almeida Nogueira, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB
Professor Adjunto III do Departamento de Enfermagem Clínica da Universidade Federal da Paraiba. Professor Permanente dos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem ( PPGEnf) e Modelos de Decisão em Saúde, responsável pela disciplina Epidemiologia em Saúde. Membro coordenador/pesquisador do Grupo de Estudo e Qualificação em Tuberculose- Grupo TB/PB e pesquisador da Área de Pesquisas Operacionais da Rede TB. Vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem ( PPGEnf) e vice coordenadora da área de Recursos Humanos da Rede Brasileira de Pesquisa em Tuberculose.
Sandra Aparecida de Almeida, Faculdade de Enfermagem Nova Esperança - FACENE/ UFPB
Mestre em enfermagem pela UFPB; Especialista em Saúde mental e psiquiatria pela EERP-USP; docente da Faculdade de Enfermagem Nova Esperança; pesquisadora do Grupo de Estudos e qualificação em tuberculose - UFPB/USP; membro do grupo de pesquisa subjetividade e saúde - FACENE
Publicado
2012-05-29
Como Citar
Nogueira, J. de A., & Almeida, S. A. de. (2012). <b>Diversidade sexual no contexto escolar: percepção e atitudes dos educadores</b&gt; - doi: 10.4025/cienccuidsaude.v10i3.10773. Ciência, Cuidado E Saúde, 10(3), 459-466. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v10i3.10773
Seção
Artigos originais