<b>Qualidade de vida de idosos com diabetes mellitus</b> - doi: 10.4025/cienccuidsaude.v10i2.10888

  • Darlene Mara dos Santos Tavares Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Renata Maciel Côrtes Universidade Federal do Triângulo
  • Flavia Aparecida Dias Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Palavras-chave: Idoso. Diabetes Mellitus, Qualidade de Vida, Enfermagem Geriátrica.

Resumo

O diabetes Mellitus pode interferir na qualidade de vida de indivíduos, por isto este estudo objetivou comparar os escores de qualidade de vida de idosos com diabetes Mellitus com a renda individual, a escolaridade e ao número de incapacidades funcionais. O estudo consiste em um inquérito domiciliar no qual foram entrevistados 358 idosos com o emprego dos instrumentos estruturados WHOQOL-BREF e WHOQOL-OLD. Utilizou-se distribuição de frequências absolutas e percentuais e testes ANOVA-F e Tukey (p<0,05). Em sua maioria, os participantes eram do sexo feminino, com 60├70 anos, eram casados ou moravam com companheiro, tinham 1|-|3 anos de estudo e renda mensal individual de um salário mínimo. A falta de renda ou a renda baixa relacionaram-se a menores escores de qualidade de vida nos domínios psicológico e meio ambiente e nos aspectos autonomia e atividades passadas, presentes e futuras. Os idosos sem escolaridade apresentaram menor escore no domínio meio ambiente. O maior número de incapacidades funcionais esteve relacionado a menores escores nos domínios físico, psicológico, de relações sociais e meio ambiente e nas facetas habilidades sensoriais, autonomia e atividades passadas, presentes e futuras e participação social. Evidencia-se a necessidade de serem consideradas as características sociodemográficas e de saúde como fatores impactantes na qualidade de vida dos idosos diabéticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Darlene Mara dos Santos Tavares, Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Enfermeira. Doutor em Enfermagem. Professor Associado do Departamento de Enfermagem em Educação e Saúde Comunitária do Curso de Graduação em Enfermagem (CGE) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).
Renata Maciel Côrtes, Universidade Federal do Triângulo
Enfermeira graduada pelo Curso de Graduação em Enfermagem (CGE) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).
Flavia Aparecida Dias, Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Enfermeira. Mestre em Atenção à Saúde pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Publicado
2012-01-04
Como Citar
Tavares, D. M. dos S., Côrtes, R. M., & Dias, F. A. (2012). <b>Qualidade de vida de idosos com diabetes mellitus</b&gt; - doi: 10.4025/cienccuidsaude.v10i2.10888. Ciência, Cuidado E Saúde, 10(2), 290-297. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v10i2.10888
Seção
Artigos originais