<b>Percepções da equipe de enfermagem no atendimento a vítimas de violência</b> - doi: 10.4025/cienccuidsaude.v10i2.10968

  • Julio Cesar Chuz Universidade Federal do Paraná
  • Maria de Fátima Mantovani Universidade Federal do Paraná
  • Elis Martins Ulbrich Universidade Federal do Paraná
  • Bruna Karoline dos Reis Universidade Federal do Paraná
Palavras-chave: Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Violência, Serviços Médicos de Emergência.

Resumo

A violência constitui-se em um problema que apresenta elevados números de morbimortalidade em todo o mundo e causa um grande impacto no processo de trabalho das equipes de enfermagem, que convivem diariamente com atendimentos dessa natureza. O presente estudo consiste em uma pesquisa de natureza qualitativo-descritiva feita  com o objetivo de identificar a percepção da equipe de enfermagem sobre o cuidado às vítimas de violência. A população de estudo constituiu-se de doze integrantes da equipe de enfermagem de um hospital público universitário do município de Curitiba - Paraná. Os dados foram coletados no período de agosto a outubro de 2008, através de uma entrevista semiestruturada. Para analisar os dados lançou-se mão da análise de conteúdo, e da modalidade temática emergiram três categorias: 1) Definição da violência; 2) Ocultação da violência; 3) Cuidado à vítima. O estudo revelou que a alta demanda ocasionada pelos variados perfis de violência tem influenciado diretamente a qualidade dos serviços prestados, e, enquanto alguns profissionais relatam o sentimento de prazer em trabalhar no pronto-socorro, outros se sentem estressados e sobrecarregados nesse setor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julio Cesar Chuz, Universidade Federal do Paraná
Enfermeiro graduado pela UFPR
Maria de Fátima Mantovani, Universidade Federal do Paraná
Professora Associada do Departamento de Enfermagem da UFPR. Doutora em Enfermagem. Membro do Grupo de Estudos Multiprofissional em Saúde do Adulto – GEMSA.
Elis Martins Ulbrich, Universidade Federal do Paraná
Enfermeira Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPR. Bolsista CAPES. Membro do Grupo de Estudos Multiprofissional em Saúde do Adulto – GEMSA.
Bruna Karoline dos Reis, Universidade Federal do Paraná
Acadêmica do curso de Enfermagem da UFPR. Bolsista PIBIC-CNPq. Membro do Grupo de Estudos Multiprofissional em Saúde do Adulto – GEMSA.
Publicado
2012-01-04
Como Citar
Chuz, J. C., Mantovani, M. de F., Ulbrich, E. M., & dos Reis, B. K. (2012). <b>Percepções da equipe de enfermagem no atendimento a vítimas de violência</b&gt; - doi: 10.4025/cienccuidsaude.v10i2.10968. Ciência, Cuidado E Saúde, 10(2), 284-289. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v10i2.10968
Seção
Artigos originais