<b>A estratégia Pró-Saúde e as mudanças nas práticas cotidianas: olhar dos enfermeiros</b> DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v13i3.11484

  • Ilana Deyse Rocha Leite Enfermeira do Hospital Regional Tarcísio de Vasconcelos Maia, Mossoró-RN. Docente da FACENE, Mossoró-RN.
  • Francisca Patrícia Barreto Carvalho Enfermeira. Doutoramento em Enfermagem pela UFRN. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
  • Fátima Raquel Rosado Morais Enfermeira. Doutora em Psicologia Social UFNR/UFPB. Docente do Departamento de Enfermagem e do Mestrado em Saúde e Sociedade.. E- da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Palavras-chave: Ensino, Formação de recursos humanos, Instituições de saúde, Enfermagem.

Resumo

A estratégia Pró-Saúde propõe a articulação ensino/serviço para a transformação da formação e das práticas cotidianas. Para conhecer as interações e transformações, este estudo objetivou delinear, na visão dos enfermeiros, as mudanças nos conhecimentos e nas práticas que se processaram nos espaços assistenciais diante da estratégia. Para tanto foi realizado um estudo de natureza qualitativa, a partir de entrevistas com seis enfermeiros que atuam nas Unidades de Saúde parceiras neste projeto, procurando apreender como estes atores percebem esta estratégia no seu trabalho cotidiano. Os resultados demonstraram que os trabalhadores detinham conhecimentos incipientes acerca do Pró-Saúde, tornando-se perceptível que o projeto proposto pouco contribuiu para a reflexão dos saberes e ações corriqueiras no espaço dos serviços de saúde. Nesta perspectiva, estes interlocutores não conseguem abstrair o seu papel na transformação do ensino e da prática e, em conseqüência, na qualificação da assistência. Assim, entende-se ser preciso repensar saberes e práticas em saúde desenvolvidas, pactuando mudanças contínuas que possam contribuir para uma formação em saúde que preconize um cuidado de qualidade, tendo por base os princípios estabelecidos pelo Sistema Único de Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2014-05-29
Como Citar
Leite, I. D. R., Carvalho, F. P. B., & Morais, F. R. R. (2014). <b>A estratégia Pró-Saúde e as mudanças nas práticas cotidianas: olhar dos enfermeiros</b&gt; DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v13i3.11484. Ciência, Cuidado E Saúde, 13(3), 411 - 417. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v13i3.11484
Seção
Artigos originais