<b>Instrumento para avaliação participativa local do pró-saúde</b> - doi: 10.4025/cienccuidsaude.v11i3.14337
Palavras-chave:
Sistema Único de Saúde, Saúde da Família, Educação em Enfermagem, Avaliação.
Resumo
O Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde) visa à aproximação da universidade com os serviços públicos de saúde. No curso de Enfermagem da Universidade Severino Sombra (USS) - Vassouras-RJ, o Pró-Saúde foi implantado em 2007, fato que ampliou a inserção do estudante de graduação no contexto da Estratégia de Saúde da Família. Hoje os estudantes de Enfermagem realizam estágio em 100% das unidades de Saúde da Família do município de Vassouras. O objetivo do artigo foi discutir o processo de avaliação local das atividades propostas no primeiro ano de implantação do Pró-Saúde Enfermagem com base num instrumento específico elaborado pelas autoras do presente estudo. O estudo consiste de um relato de experiência em que se utilizou o monitoramento de projeto baseado na avaliação participativa. Verificou-se aumento progressivo no número de participantes nas ações propostas pelo Pró-Saúde, melhoria no processo de integração docente-assistencial e alcance parcial das metas propostas. Conclui-se que o Pró-Saúde ampliou a participação do serviço na formação do estudante de Enfermagem, cumprindo o seu compromisso com o fortalecimento do SUS.Downloads
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Publicado
2013-04-02
Como Citar
Rodrigues, L. M. S., & Tavares, C. M. M. (2013). <b>Instrumento para avaliação participativa local do pró-saúde</b> - doi: 10.4025/cienccuidsaude.v11i3.14337. Ciência, Cuidado E Saúde, 11(3), 605-612. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v11i3.14337
Edição
Seção
Relatos de experiência