<b>Descobrindo-se grávida: vivências de adolescentes</b> DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v13i3.16611

  • Gilvânia Patrícia do Nascimento Paixão Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem na Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia - UFBA. Professora Auxiliar da Universidade do Estado da Bahia, campus VII.
  • Nadirlene Pereira Gomes Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Escola de Enfermagem da UFBA.
  • Aisiane Cedraz Morais Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Assistente da Universidade Estadual de Feira de Santana.
  • Ariane Cedraz Morais Enfermeira. Mestra em Enfermagem. Professora Assistente da Universidade Federal do Recôncavo Baiano.
  • Climene Laura Camargo Enfermeira. Pós Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Escola de Enfermagem da UFBA.
Palavras-chave: Gravidez na adolescência, Gravidez não planejada, Conflito familiar, Gênero e saúde, Aborto.

Resumo

A gravidez na adolescência tem sido evidenciada por muitos estudos como uma experiência difícil, revelando consequências como conflitos familiares, violência contra a mulher, baixa autoestima, estresse e depressão. O objetivo do estudo foi descrever a vivência da gravidez não planejada para a adolescente. Um estudo qualitativo, através de entrevista com 06 adolescentes grávidas atendidas em uma Unidade de Saúde da Família da cidade de Juazeiro, Bahia, Brasil. Os dados foram organizados com base na análise de conteúdo. O estudo mostra que a vivência da gravidez não planejada é permeada por sentimentos de rejeição e pela falta de apoio das figuras mais significativas para as adolescentes, os pais e o namorado. Diante de tais circunstâncias, as adolescentes decidem pelo aborto, embora não saibam realizá-lo, visto que nenhuma das entrevistadas tem êxito na interrupção. Os profissionais de saúde precisam estar alerta para a necessidade de se reconhecer a vulnerabilidade desse grupo para a gravidez não planejada, para as complicações do abortamento e para o risco de morte. A enfermagem, sobretudo, pela atuação na Estratégia Saúde da Família, pode realizar e incentivar ações de educação em saúde. 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2014-05-29
Como Citar
Paixão, G. P. do N., Gomes, N. P., Morais, A. C., Morais, A. C., & Camargo, C. L. (2014). <b>Descobrindo-se grávida: vivências de adolescentes</b&gt; DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v13i3.16611. Ciência, Cuidado E Saúde, 13(3), 418 - 424. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v13i3.16611
Seção
Artigos originais