<b>Percepção de homens com Diabetes Mellitus sobre sexualidade / Sexuality perception on men with Diabates Mellitus</b>

  • Laura Coimbra Enfermeira. Mestre em Ciência do Cuidado em Saúde.
  • Enéas Rangel Teixeira Enfermeiro. Pós-doutorado em Psicologia Clínica. Professor titular da Escola de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói-RJ, Brasil.
Palavras-chave: Sexualidade, Diabetes Mellitus, Cuidados de Enfermagem, Enfermagem.

Resumo

Estudo sobre a sexualidade do homem com Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2), com 40 anos ou mais. Objetivos: conhecer a percepção do paciente sobre a sexualidade e discutir a relação profissional e paciente sobre este assunto. Estudo qualitativo, descritivo, no qual oito sujeitos foram entrevistados em um hospital universitário de Niterói/ RJ, Brasil. Duas categorias emergiram: percepção sobre a sexualidade e o relacionamento com o profissional de saúde. Um dos resultados expressivos foi a maioria ter declarado a idade como um fator mais limitante que o diabetes e que não sentiram diminuição em sua vida sexual após os quarenta anos.  As alterações do padrão sexual na sexualidade masculina precisam ser compreendidas dentro do contexto sociocultural, que se reflete no campo da educação e do cuidado em saúde. 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2015-02-07
Como Citar
Coimbra, L., & Teixeira, E. R. (2015). <b>Percepção de homens com Diabetes Mellitus sobre sexualidade / Sexuality perception on men with Diabates Mellitus</b&gt;. Ciência, Cuidado E Saúde, 14(1), 970 - 977. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v14i1.17589
Seção
Artigos originais