<b>Enfermagem e educação em saúde em escolas no Brasil: revisão integrativa da literatura / Nursing and health education in brazilian schools: an integrative literature review</b> DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v12i4.17618

  • Luciana Isabel Prates da Silva Gijsen Enfermeira. Especialista em Enfermagem em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem da Universidade UFRGS. Enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde de Cachoeirinha, Rio Grande do Sul, Brasil
  • Dagmar Elaine Kaiser Docente da Escola de Enfermagem da UFRGS. Mestre em Educação. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) da UFRGS. Membro do Núcleo de Pesquisa sobre Gestão em Enfermagem do PPGENF/UFRGS.
Palavras-chave: Educação em saúde, Enfermagem, Saúde escolar.

Resumo

Estudo de revisão integrativa da literatura buscou conhecer a produção de abordagens teóricas sobre ações da enfermagem na educação em saúde escolar brasileira, no período de 2001 a 2011. As produções científicas foram buscadas em abril de 2011, nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde. Do corpus de análise dos oito artigos que compuseram a revisão, destacam-se como contributos da produção do conhecimento para a enfermagem e educação em saúde escolar, quatro eixos temáticos: o enfermeiro na educação em saúde escolar; modelo preventivo/tradicional de educação em saúde; modelo radical em educação em saúde; parcerias institucionais possíveis à educação em saúde escolar. A presente revisão traz subsídios à atuação do enfermeiro em ações de educação em saúde escolar e conclama a parcerias na elaboração e implementação de programas de educação acessíveis que conduzam a política de educação em saúde escolar no País, reconhecendo no aluno um potencial multiplicador de conhecimento e de conscientização dos coletivos.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2013-12-05
Como Citar
Gijsen, L. I. P. da S., & Kaiser, D. E. (2013). <b>Enfermagem e educação em saúde em escolas no Brasil: revisão integrativa da literatura / Nursing and health education in brazilian schools: an integrative literature review</b&gt; DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v12i4.17618. Ciência, Cuidado E Saúde, 12(4), 813 - 821. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v12i4.17618
Seção
Artigos de revisão