<b>Enfermagem e educação em saúde em escolas no Brasil: revisão integrativa da literatura / Nursing and health education in brazilian schools: an integrative literature review</b> DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v12i4.17618
Abstract
Estudo de revisão integrativa da literatura buscou conhecer a produção de abordagens teóricas sobre ações da enfermagem na educação em saúde escolar brasileira, no período de 2001 a 2011. As produções científicas foram buscadas em abril de 2011, nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde. Do corpus de análise dos oito artigos que compuseram a revisão, destacam-se como contributos da produção do conhecimento para a enfermagem e educação em saúde escolar, quatro eixos temáticos: o enfermeiro na educação em saúde escolar; modelo preventivo/tradicional de educação em saúde; modelo radical em educação em saúde; parcerias institucionais possíveis à educação em saúde escolar. A presente revisão traz subsídios à atuação do enfermeiro em ações de educação em saúde escolar e conclama a parcerias na elaboração e implementação de programas de educação acessíveis que conduzam a política de educação em saúde escolar no País, reconhecendo no aluno um potencial multiplicador de conhecimento e de conscientização dos coletivos.